Comemorando 172 anos da instituição, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quarta-feira (1) solenidade com tema central “Cuidando de vidas, fortalecendo a comunidade”. A ação teve o intuito de relembrar o histórico da PCPR e homenagear policiais civis participantes.
Traçando uma longa história, o órgão foi criado em 28 de setembro de 1853, através de decreto de Dom Pedro II. A PCPR é formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados.
Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou a importância de cada policial civil para a construção da história da PCPR. “Manifesto o meu mais profundo respeito a todos os policiais que compõem a nossa instituição. Cada investigação concluída, cada operação deflagrada, cada vítima amparada conta a história de um esforço contínuo e silencioso de nossos policiais”, disse.
Desde a sua criação, a PCPR vivenciou transformações profundas. Nos últimos anos, delegacias foram remodeladas e passaram a oferecer atendimento mais humanizado. Além disso, recebeu investimentos do Governo do Estado em tecnologias de ponta, renovação de viaturas e ampliação dos quadros – durante toda a gestão do governador Ratinho Junior, iniciada em 2019, foram incorporados 1.624 novos policiais civis, sendo 1.217 agentes de polícia judiciária, 285 delegados e 122 papiloscopistas.
O reconhecimento da sociedade acompanha esses avanços. Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Atlas em parceria com a Bloomberg, divulgada em agosto deste ano, apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil, à frente de órgãos públicos e privados de todos os setores.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia desta quarta-feira foram homenageados 17 policiais civis que se dedicaram às ações cívico-sociais do programa PCPR na Comunidade. Eles representam a dedicação, o esforço e o compromisso da instituição no atendimento humanizado e prestação de serviços ao cidadão.
Além deles, 192 servidores foram condecorados com a medalha de Serviço Policial. A insígnia foi entregue aos policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira, a fim de reconhecer a dedicação, a eficiência e os relevantes serviços prestados em prol da Polícia Civil do Paraná e da Segurança Pública.
Conforme o Decreto 5.545/2020, as medalhas são concedidas aos servidores em solenidade oficial. Para receber a homenagem, é necessário não estar respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou processo criminal, além de ter o tempo exigido de efetivo serviço policial correspondente à categoria.