
O período de férias não só é uma oportunidade de descanso, mas também para regularizar a documentação. A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), está oferecendo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em três postos de atendimento no Litoral do Estado. Desde o início da operação Verão Maior Paraná, em 13 de dezembro, já foram emitidas 2.181 carteiras, sendo 1.192 realizadas pelos servidores destacados para a ação.
O objetivo, segundo Danilo Lemos Pereira, papiloscopista e coordenador Operacional do IIPR no Verão Maior Paraná, é facilitar o processo para aqueles que estão no Litoral e não conseguiram agendar a emissão em sua cidade de origem. “Quem estiver por aqui pode emitir o documento mesmo que não tenha agendado, e ainda receber a CIN no prazo de 10 dias”, explicou Pereira.
A emissão da CIN nos postos de atendimento não exige agendamento, embora seja possível agendar pelo site da Polícia Civil para garantir um horário específico. Para emitir o documento, o cidadão precisa apenas apresentar a certidão de estado civil atualizada (nascimento, casamento ou averbação de divórcio) e o número do CPF.
Além de facilitar a vida dos moradores, o serviço também tem atraído turistas. “Foi extremamente fácil. Agendei pelo site, trouxe os documentos necessários e fui atendida sem burocracia”, destacou Renata Ferreira, moradora de Matinhos.
O atendimento é rápido, com uma média de 12 minutos para completar o processo, incluindo coleta de digitais, foto e protocolo. Para quem não tem urgência, é possível solicitar a 2ª via online através do menu CIN Fácil, sem precisar ir ao posto.
O IIPR permanece com equipes nos postos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná até o dia 10 de fevereiro. A emissão da 1ª via da CIN é gratuita, enquanto a 2ª via custa R$ 49,31.
Postos de Atendimento:
Matinhos: Rua Antonina, s/n (Anexo à Delegacia da Polícia Civil) – das 8h30 às 17h
Guaratuba: Rua Dr. Carlos Cavalcante, 272 – das 8h30 às 15h
Pontal do Paraná: Rua Baronesa do Cerro Azul, 387 (Agência do Trabalhador) – das 8h30 às 17h
CIN
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz mais segurança à população, pois utiliza o CPF como número único de identificação, substituindo o antigo Registro Geral (RG) até 2032, conforme o Decreto Federal nº 10.977/22.