Polícia já prendeu dez envolvidos em mega-assalto no Paraguai

Redação Bem Paraná

A Polícia Federal (PF) divulgou balanço dos trabalhos realizados na segunda-feira (24),na região de Foz do Iguaçu, com a participação da PRF, Polícia Militar e Polícia Civil sobre o mega-assalto à empresa de segurança em Ciudad del Este, no Paraguai, a quatro quilômetros da Ponte Amizade, que faz fronteira com o Brasil. Dez assaltantes foram presos e outros três morreram durante confronto com a polícia. Todos eram brasileiros.

 

Facção de SP é suspeita de atuar em mega-assalto “inédito” no Paraguai

Foram apreendidos seis fuzis, munições, dois barcos e sete carros, além de parte dos US$ 40 milhões roubados na madrugada de ontem. Apesar da imprensa paraguaia relatar o valor, a empresa não confirmou a informação. Segundo informações da polícia paraguaia, o assalto envolveu até 50 assaltantes.

De acordo com a PRF, no início da tarde de segunda houve uma perseguição a uma caminhonete em que estavam entre oito e dez envolvidos no assalto. Em um trecho da BR-277, os bandidos pararam e iniciaram o confronto. Dois morreram no local, um ficou ferido, foi socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital. Os demais conseguiram fugir.

O dinheiro estava em um cofre que foi aberto com uso de explosivos e fuzis antiaéreos. O jornal paraguaio La Nación informou que o assalto foi liderado por membros da facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC), que também atacaram a sede da polícia e do governo. Um policial identificado morreu no enfrentamento com os assaltantes.

Cenário de guerra

O assalto lembrou um cenário de guerra na cidade da fronteira. Com armas de guerra, o grupo invadiu o prédio da empresa de valores. Segundo a imprensa do país vizinho, este pode ter sido o maior assalto da história do Paraguai. Armados com fuzis automáticos e metralhadoras ponto 50, os criminosos bloquearam ruas, incendiaram veículos e dispararam rajadas contra prédios públicos.

Acuada, a polícia pediu reforços e munições. Um policial do Grupo Especial de Operações da polícia paraguaia foi atingido e morto. De acordo com a delegada Denise Duarte, que investiga o assalto, testemunhas disseram que a ação foi praticada por um “esquadrão do crime” e que os criminosos falavam em português.

A Ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este a Foz do Iguaçu, no Paraná, foi bloqueada pelas polícias paraguaia e brasileira. O presidente paraguaio, Horácio Cartes, determinou o deslocamento das Forças Nacionais para a cidade.