O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) intensifica as operações por radar nas rodovias estaduais a partir desse mês. As operações miram os pontos críticos onde acontecem mais acidentes. As fiscalizações irão se prolongar durante o restante do ano. Esse tipo de operação já conseguiu uma façanha. De 2010 até 2016, o número de acidentes nos 12 mil quilômetros de rodovias estaduais caiu de 12 mil por ano para 8 mil.
O principal intuito da fiscalização é inibir a condução em alta velocidade em trechos considerados de maior risco de acidentes. O BPRv, para isso, conta com um banco de dados específico de trânsito rodoviário, que fornece, com precisão, o trecho com maior índice de acidentes fatais, permitindo a realização da operação com eficiência no local especificado, diz material do Batalhão sobre a operação.
Esse banco de dados — Qlick View — é atualizado constantemente pelos próprios policiais. Por exemplo, durante o atendimento de um acidente ou logo após o ocorrido o Agente de Trânsito Rodoviário faz o registro do local, do tipo de acidente, feridos ou vítimas fatais. Dessa forma, as operações com radar podem ser programadas em trechos considerados críticos. Ao lado, a lista com os dez principais pontos críticos.
OS DEZ PRINCIPAIS PONTOS CRÍTICOS DE 2016*
Rodovia |
KM |
Acidentes |
Mortes |
Feridos |
PR-317 |
99 |
31 |
0 |
9 |
PR-373 |
170 |
26 |
0 |
12 |
PR-317 |
182 |
18 |
1 |
12 |
PR-412 |
63 |
18 |
0 |
11 |
PR-417 |
3 |
18 |
0 |
4 |
PR-092 |
21 |
17 |
0 |
13 |
PR-466 |
259 |
17 |
0 |
9 |
PR-317 |
184 |
15 |
0 |
11 |
PR-317 |
101 |
15 |
0 |
5 |
PR-415 |
4 |
14 |
0 |
14 |
*O número de acidentes é o primeiro critério para avaliar o risco do trecho de rodovia, seguido pelo número de mortes e feridos
Fonte: BPRv