
Um das mais importantes obras de engenharia para o agronegócio do Paraná, a ponte Ayrton Senna, entre os municípios de Guaíra (PR) e Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul, foi revitalizada e entregue à população em setembro deste ano. A ponte, que é a única no mundo a ter uma curva central com um tobogã – o que lhe confere um design distinto e um aspecto desafiador para engenharia -,recebe cerca de 15 mil veículos por dia.
Leia mais:
A Ponte Ayrton Senna é uma importante estrutura que foi construído sobre o Rio Paraná. Inaugurada em 24 de janeiro de 1998, a ponte, com cerca de 3,6 km de extensão, é um marco da engenharia e do desenvolvimento regional. A escolha do nome foi uma homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em um acidente em maio de 1994, em Ímola, na Itália.
Qual é a importância da Ponte Ayrton Senna?
A Ponte Ayrton Senna facilita também a ligação do Brasil com o Paraguai, impulsionando o comércio e o turismo na região fronteiriça.
A construção foi um marco para o desenvolvimento regional. Com ela, acabou a dependência de balsas para a travessia do Rio Paraná, que era lenta e precária, facilitando o escoamento da produção agrícola e impulsionando o desenvolvimento econômico.
O volume de tráfego na Ponte Ayrton Senna chega a 15 mil veículos/dia, dividido, principalmente, entre carros de passeio se deslocando à cidade paraguaia de Salto Del Guairá, e caminhões transportando a produção agrícola da região Centro-Oeste e do Paraguai rumo a Paranaguá ou Santa Catarina.
O número de veículos varia de acordo com períodos de escoamento de safras (quando é maior) e dias de menor movimento, como fins de semana.
“Durante esses anos a ponte teve o seu desgaste natural e temos que fazer uma intervenção nela. É uma revitalização completa e importantíssima para todo o Paraná. Toda a região será beneficiada”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.
Outras curiosidades sobre a Ponte Ayrton Senna
Além de ser a única do mundo com um tobogã, a Ponte Ayrton Senna, com 3.607 m é a terceira maior ponte do Brasil em extensão. Perde apenas para a pontes Rio-Niterói (13.290 m (RJ) e Ponte Rodoferroviária do Rio Paraná (3.700 m (SP e MS).
É também a ponte mais relevante do Paraná, sendo a maior ponte do estado do Paraná, localizada entre Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), com 3,6 km de extensão.
A Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, na Baía de Guaratuba, entre os municípios de Matinhos e Guaratuba, em processo de execução, foi projetada para ser uma das maiores do Brasil, superando o comprimento de outras pontes estaiadas.
A inauguração está prevista para abril de 2026. Orçada em quase R$ 400 milhões a obra segue com frentes de trabalho intensas tanto na estrutura principal quanto nos acessos de Guaratuba e Matinhos. As obras estão com quase 75% de conclusão.
Ponte integra o Corredor Bioceânico
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, em setembro de 2025, a revitalização completa do pavimento da Ponte Ayrton Senna e de seus acessos, em Guaíra, na BR-163/PR, do km 349 ao km 354. Ao todo, seis serviços foram realizados ao longo dos 3.600 metros de extensão da ponte.
A obra contou com investimento aproximado de R$ 6 milhões do Governo Federal e deve beneficiar cerca de 8 mil veículos por dia, notadamente caminhões carregados de grãos, carnes e insumos, reforçando a importância da ponte como uma das principais portas de entrada do Corredor Bioceânico.
O DNIT realizou correção de irregularidades no pavimento, aplicação de microrrevestimento asfáltico, ampliação e abertura de drenos e renovação da sinalização horizontal e vertical, com o objetivo de oferecer mais segurança, durabilidade e conforto aos usuários que dependem diariamente da travessia.
Entre os serviços executados estão as correções de defeitos e o remendo profundo, aplicados para corrigir desgastes no pavimento. O microrrevestimento asfáltico, por sua vez, consiste na aplicação de uma fina camada de mistura asfáltica com agregados, que sela trincas, melhora a aderência dos pneus e prolonga a vida útil da pista.
A revitalização incluiu ainda a renovação da sinalização horizontal e vertical, com pintura de faixas e substituição de placas, e a ampliação e abertura de drenos, que garantem o escoamento adequado da água da chuva. Essas medidas aumentam a segurança e o conforto dos motoristas que utilizam diariamente a BR-163.
O objetivo é prolongar a vida útil da estrutura, aumentar a resistência do pavimento e oferecer ainda mais segurança e conforto, garantindo que a ponte continue cumprindo seu papel estratégico no transporte de cargas e passageiros.