Guaratuba, 21 de agosto de 2025 – Ponte de Guaratuba.
Obra da Ponte de Guaratuba movimenta a economia do Litoral (Roberto Dziura Jr/AEN)

As grandes obras em andamento no Litoral do Paraná aceleraram a valorização imobiliária na região. A construção da ponte de Guaratuba, que promete eliminar gargalos históricos de mobilidade, e a revitalização da orla de Matinhos, já se refletem no preço dos imóveis e no perfil dos investidores.

Segundo o CEO da Apolar Franqueadora, Gutemberg Raicherth, o impacto não é apenas momentâneo: trata-se de um movimento de reposicionamento do litoral paranaense no mapa do investimento imobiliário do Sul do Brasil.

“As obras aumentam a atratividade e reduzem riscos de liquidez. A expectativa é de uma valorização média de 20% a 30% nos próximos anos, com alguns empreendimentos já apresentando crescimento mais acelerado”, afirma Raicherth.

Dois perfis

O interesse é crescente entre dois perfis distintos: compradores finais, que buscam segunda residência para lazer, e investidores que tratam o imóvel como ativo financeiro.

“O litoral paranaense sempre foi visto como alternativa mais acessível em comparação a destinos consolidados de Santa Catarina, como Itapema e Porto Belo. Agora, com os investimentos públicos em infraestrutura, a diferença de preço tende a se reduzir, o que abre espaço para maior rentabilidade”, completa o executivo da Apolar.

Preço subiu

Dados da rede indicam que o tíquete médio de imóveis no litoral do Paraná subiu 15% no último ano, puxado sobretudo por apartamentos de dois e três dormitórios próximos à orla. A tendência, segundo a empresa, é que o movimento se intensifique à medida que as obras avancem e os investidores enxerguem no mercado uma relação de risco-retorno mais favorável do que aplicações financeiras tradicionais.

Verão Maior

Todos os anos o Governo do Paraná realiza o Verão Maior Paraná, que leva atrações, serviços e lazer para os balneários do Litoral e da Costa Oeste/Noroeste do Paraná. A programação costumeiramente começa no final de dezembro, se estendendo até o perto do Carnaval.

No Litoral do Paraná, grandes shows fazem parte da programação, levando milhões de veranistas para as cidades litorâneas.

E um dos momentos mais aguardados pelos paranaenses está chegando: a divulgação dos shows do Verão Maior Paraná 2025/2026. Na terça-feira, a partir das 19 horas, o Governo do Estado divulgará em suas redes sociais e também pelo YouTube a programação que levará milhões de pessoas para o Litoral para o maior festival de verão gratuito do Brasil.

Quase 2 milhões de pessoas assistiram aos shows na temporada 2024/2025, enquanto que 1 milhão acompanhou as atrações na edição 2023/2024 nas praias de Matinhos e Pontal do Paraná.

Linha de crédito

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, apresentou em Morretes na sexta-feira, condições especiais para duas linhas de crédito do programa Juros Baixos Paraná com objetivo de ajudar pequenos negócios a preparar seus estabelecimentos para o Verão Maior Paraná nos municípios litorâneos. O encontro foi organizado em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa) e reuniu prefeitos e representantes de Morretes, Antonina, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Para empreendedores destes municípios, as linhas Microcrédito Fácil e Fomento Giro Fácil, que contam com recursos próprios da instituição para empréstimos de capital de giro, terão um prazo extra de carência de até quatro meses, o que permite começar a pagar o crédito somente ao final da temporada de verão. A condição normal de carência para essas linhas é de três meses.

“Recebemos um aporte de R$ 200 milhões do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que nos permitiu atualizar a política de juros e melhorar as condições de acesso a crédito para os pequenos negócios”, disse Claudio Stabile, diretor-presidente da Fomento Paraná.