
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegam a 65% da execução com destaque para avanço do trecho estaiado. Na infraestrutura da ponte, até o momento, foi registrada a marca de 54 estacas concretadas na baía.
São 20 estacas concluídas do trecho estaiado e 34 do trecho pré-moldado. Ao total, 64 estacas compõem a estrutura, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Essa etapa já entrou na reta final.
O balanço das obras é do boletim do mês de junho, divulgado nesta terça-feira (08). Um dos destaques da obra foi o avanço da estrutura do trecho estaiado, que é a parte que terá as grandes torres com os estaios de sustentação entre as pistas.
Veja o vídeo da obra:
Durante o mês houve a conclusão das aduelas de partida, que ajudam a formar as torres principais, nos apoios 4 e 5. A infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) e a mesoestrutura (pilares) das torres principais do trecho estaiado já estão finalizadas.
Ao longo do mês também teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 105 estruturas fabricadas e 88 lançadas nas travessas.
Dez lajes do tabuleiro já foram finalizadas, de um total de 20 previstas no trecho pré-moldado da ponte (50%). O trecho estaiado compreende ainda três vãos adicionais, totalizando 23 ao longo de toda a ponte.
As vigas longarinas e pré-lajes são fabricadas fora de sua posição final, geralmente no canteiro de obras ou por empresas especializadas. Esses elementos são transportados e posicionados sobre os apoios da ponte. Inicialmente, as vigas longarinas são lançadas sobre as travessas, que posteriormente recebem as lajes. Estas funcionam como um sistema de forma, apoiando a colocação das armaduras e a concretagem da laje. Após a concretagem, a laje receberá o revestimento de pavimento, destinado ao tráfego de veículos.
O processo de pré-fabricação agiliza significativamente a execução da ponte, pois permite a fabricação das peças em paralelo com a construção da infraestrutura (estacas) e mesoestrutura (pilares e travessas). Dessa forma, se elimina a necessidade de etapas convencionais como armação, forma e concretagem in loco para esses componentes, otimizando o cronograma da obra.
Marco importante das obras na ponte de Guaratuba
“Chegamos a um marco importante na construção da Ponte de Guaratuba: já alcançamos 65% de execução das obras, com avanços bem importantes em todas as etapas. Isso mostra que estamos no caminho certo, com um cronograma rigorosamente em dia e um trabalho sério, com responsabilidade ambiental, técnica e social”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
O traçado da Ponte de Guaratuba se desenvolve na rodovia PR-412 e toda sua extensão de 3,07 km faz parte do município de Guaratuba. Entretanto, a ponte na baía de Guaratuba, contemplada pelo traçado, possui acessos em suas duas extremidades, que para melhor entendimento, são denominados de acessos do lado Matinhos e lado de Guaratuba. O trecho de acesso a Guaratuba tem aproximadamente 940 metros de extensão. Já o trecho de acesso a Matinhos, possui extensão próxima a 880 metros.
Em junho, no lado de Guaratuba, tiveram continuidade os serviços de contenções, com a execução do solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, bem como a escavação para rebaixamento do morro. Já no lado de Matinhos, teve continuidade a drenagem, terraplenagem e pavimentação.
MARCO SIMBÓLICO – A ponte contará com mais de 1.200 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança em cada sentido, calçadas com ciclovia e guarda-corpos, proporcionando mais segurança e comodidade a moradores e visitantes do Litoral. A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com investimento estimado de R$ 400 milhões. Ela pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento no site http://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, destaca que a obra está sendo executada com total transparência. “O avanço das obras da Ponte de Guaratuba mostra a responsabilidade e o comprometimento com os paranaenses. A cada mês alcançamos novas e importantes marcas, que nos deixam cada vez mais perto da conclusão da estrutura.
Atualmente mais de 650 trabalhadores atuam no canteiro durante o dia e cerca de 100 à noite. A atividade noturna é crucial em função da programação estipulada para a construção. A equipe da noite entra em ação às 16h30 e fica na ativa até a madrugada. “Tudo isso só acontece porque existe a união de uma equipe comprometida com o desenvolvimento do Litoral. A ponte vem para facilitar o dia a dia e o progresso de toda uma região”, destaca Furiatti.