
Principal obra no Litoral do Paraná, e uma das maiores e mais importantes do Estado, as obras da Ponte Guaratuba atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09).
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.
“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.
“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.
Em dezembro obras na ponte prosseguiram na execução das estacas
No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.
Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.
INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.
Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.
ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.
A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.
ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.
Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.
Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.
PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.
Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).