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Ponte de Guaratuba terá ou não pedágio? Veja o diz o governo do Paraná

Editada por Ana Ehlert
ponte gtuba

Construída com dinheiro público, Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, não terá pedágio, segundo o Governo do Paraná. (DER-PR/Divulgação)

Com quase 75% da obras já concluídas e inauguração confirmada para abril de 2026, a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, volta a causar polêmica. A da vez é sobre cobrança de pedágio para uso da Ponte que voltou a circular na região nas últimas semanas. O governo do Paraná, por sua vez, responde que não haverá cobrança de pedágio para a Ponte de Guaratuba.

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Para por fim a esse questionamento, o governo ressalta que a ponte está sendo financiada integralmente com recursos públicos e visa eliminar a dependência das balsas entre Matinhos e Guaratuba. A obra da nova ponte está em andamento e deve ser concluída em 2026, e ao final, os veículos poderão atravessar sem a obrigatoriedade de pagar pedágio.

O investimento para a construção da Ponte de Guaratuba é de cerca de R$ 386,9 milhões (ou quase R$ 400 milhões). Esta obra, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná através do DER/PR, visa substituir o atual ferry-boat, conectando Guaratuba e Matinhos e impulsionando o turismo e a economia local. 

Como está a construção da Ponte de Guaratuba?

A construção da nova Ponte de Guaratuba, no litoral paranaense, alcançou 73% de execução, conforme boletim de obras de agosto de 2025. O empreendimento, orçado em quase R$ 400 milhões e executado pelo Consórcio Nova Ponte, segue com frentes de trabalho intensas tanto nos acessos quanto na estrutura principal.

“Os paranaenses podem marcar no calendário do ano que vem, a inauguração da Ponte de Guaratuba será realizada no mês de abril, conforme previsto”, afirma o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti.

Vigas gigantes, 62 estacas no trecho pré-moldado e estais

No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.

No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado.

Utilizando a técnica de balanços sucessivos, foram executados três pares de aduelas no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros concluídos de um total de 320 metros previstos para esse trecho da ponte. Também foram instalados os primeiros estais, cabos de aço que darão sustentação para a parte central da estrutura.

Acompanhe a obra da Ponte de Guaratuba

A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.