Ponte de Guaratuba: veja como vai ficar e quando você vai poder usar

Com entrega prevista para abril de 2026, a Ponte de Guaratuba já tem 65% das obras concluídas

Isabelle Sales
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Obras da Ponte de Guaratuba atingiram 65% em junho (Foto: Arnaldo Neto/AEN)

A construção da tão aguardada Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, alcançou 65% de execução no boletim mais recente, divulgado em junho de 2025. Com mais de 1.200 metros de extensão, a ponte vai eliminar a necessidade da travessia por ferry-boat, reduzir o tempo de deslocamento entre Matinhos e Guaratuba e dar mais fluidez à mobilidade de quem circula pela PR-412.

Estrutura moderna e segura

O projeto da ponte contempla quatro faixas de tráfego, calçadas com ciclovia, faixas de segurança em ambos os sentidos e guarda-corpos. Com previsão de conclusão para abril de 2026, a obra tem equipes trabalhando 24 horas por dia, em um dos maiores canteiros de obras do estado.

Mais de 600 profissionais estão diretamente envolvidos, entre engenheiros, oceanógrafos, pedreiros, soldadores, biólogos e marinheiros. No início da obra eram pouco mais de 300 pessoas contratadas.

Fim das filas na balsa

Hoje, quem viaja de Matinhos a Guaratuba precisa enfrentar a travessia de ferry-boat, que em alta temporada pode gerar filas de até seis horas. Após a entrega da ponte, esse tempo vai cair para apenas alguns minutos.

A estrutura também representa uma economia significativa para quem sai de Curitiba rumo ao Litoral, onde circulam mais de 500 mil pessoas durante a temporada.

Acessos por Matinhos e Guaratuba

Embora o traçado da ponte esteja inteiramente no município de Guaratuba, ela terá acessos por ambos os lados.

O lado Guaratuba terá cerca de 940 metros, com obras de contenção e escavação para rebaixamento de morro.

Na parte de Matinhos, o projeto prevê aproximadamente 880 metros, com serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em andamento.

Valor do investimento

A construção da Ponte de Guaratuba representa um investimento de R$ 386,9 milhões, financiado com recursos do Tesouro Estadual. É uma das maiores intervenções de infraestrutura em execução atualmente no Paraná.

Veja a linha do tempo da obra da ponte

Suspensão do contrato e batalha judicial

A obra enfrentou momentos turbulentos antes de sair do papel. Em dezembro de 2022, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu o contrato firmado com o Consórcio Nova Ponte, alegando falhas na documentação das empresas responsáveis. A decisão veio apenas uma semana após o governador Ratinho Junior assinar o contrato.

A suspensão ocorreu a partir de uma denúncia da construtora desclassificada no edital. O motivo foi a exigência de que os licitantes comprovassem capacitação técnica mediante prova de execução de cinco quesitos construtivos em uma única obra de ponte. Semanas depois, o Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a liminar, permitindo o reinício dos trâmites.

Outro obstáculo surgiu em outubro de 2023, quando a Justiça Federal suspendeu a licença prévia da obra, acatando parcialmente um pedido do Ministério Público Federal. O motivo foi a ausência de estudos ambientais mais aprofundados, principalmente sobre os efeitos da iluminação da ponte sobre a fauna marinha.

A obra ficou paralisada temporariamente, mas em janeiro de 2024, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) autorizou a retomada, classificando a paralisação como uma “grave lesão à ordem e economia públicas”.

Técnicas inovadoras

A obra é marcada por técnicas inovadoras de engenharia, com destaque para uso de gelo. Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram utilizadas 230 toneladas de gelo na concretagem dos blocos de coroamento da ponte. Isso serve para controlar a temperatura do cimento, evitando rachaduras em estruturas com grandes volumes de concreto.

Além disso, o projeto conta com monitoramento ambiental ativo, incluindo o acompanhamento de 10 mil animais para garantir que a biodiversidade da Baía de Guaratuba seja preservada durante e após a construção.

Como acompanhar a obra da Ponte de Guaratuba em tempo real?

A construção da ponte pode ser vista ao vivo, por meio de câmeras de monitoramento instaladas nos dois lados da travessia. A primeira câmera, em Guaratuba, foca no canteiro industrial, ponto de entrada dos materiais. A segunda, em Matinhos, mostra o vão central da ponte, incluindo a parte estaiada.

Veja aqui o monitoramento da obra em tempo real.

Veja o vídeo de como vai ficar a ponte