Paraná Sobre o mar

Ponte de Guaratuba é a segunda maior em construção sobre o mar no País

Ana Ehlert
Ponte de Guaratuba chega a 73% de sua finalização, prevista para abril de 2026. (Divulgação DER/PR)

Guaratuba, 21 de agosto de 2025 - Ponte de Guaratuba é a segunda em construção no País sobre o mar.

A Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, é umas das obras mais esperadas dos últimos 30 anos. Com 3,07 km de extensão, conectando Matinhos à Ilha de Guaratuba. A construção da nova Ponte de Guaratuba, em setembro alcançou 73% de execução, conforme boletim de obras de agosto de 2025.

A ponte de Guaratuba, orçada em quase R$ 400 milhões é executada pelo Consórcio Nova Ponte. Com inauguração prevista para o início de abril, as frentes de trabalho seguem intensas tanto nos acessos quanto na estrutura principal.

A Ponte de Guaratuba é a segunda maior em construção sobre o mar. É superada pela Ponte Salvador-Itaparica, na Bahia, que terá 12,4 km sobre o mar e será a maior da América Latina. A construção começa em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória no ano anterior.

Ponte Salvador-Itaparica, na Bahia. (Divulgação)

O investimento total é de R$ 11 bilhões. A obra será conduzida por um consórcio formado pelas gigantes chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).

Ponte de Guaratuba tem trecho estaiado

No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.

No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado.

Utilizando a técnica de balanços sucessivos, foram executados três pares de aduelas no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros concluídos de um total de 320 metros previstos para esse trecho da ponte. Também foram instalados os primeiros estais, cabos de aço que darão sustentação para a parte central da estrutura.

O que são estais?

Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações por meio de compressão vertical. Já a fundação absorve e distribui as forças vindas dos mastros e estais para o solo e a rocha, por meio das estacas marítimas.

Conheça as outras pontes em construção no Brasil

Outras pontes de grande porte em construção no Brasil são a Ponte Bioceânica. Uma das maiores pontes do Brasil, ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai).

O custo da Ponte Bioceânica é de mais de US$ 100 milhões (cerca de R$ 575 milhões) no lado paraguaio, financiada pela Itaipu Binacional, enquanto os acessos e infraestrutura no lado brasileiro, como a alça de 13,1 km e o centro aduaneiro em Porto Murtinho, custam aproximadamente R$ 472 milhões.

Imagem: Itaipu Binacional divulgação

A Ponte da Ferrovia Norte-Sul é uma das grandes pontes que está sendo construída em desenvolvimento na região de Presidente Epitácio, interior de São Paulo.

Ponte Ferrovia Norte-Sul. (https://artepontes.com.br/realizacoes/ferrovia-norte-sul-extensao-sul)

O custo total para a construção da Ferrovia Norte-Sul, que tem cerca de 2,2 mil km, foi superior a R$ 15 bilhões, com a entrega definitiva tendo ocorrido em junho de 2023 após 36 anos de obras. 

A ferrovia visa reduzir o custo Brasil, facilitando o escoamento de commodities e integrando o sistema logístico do país.