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A ponte metálica sobre o Rio da Varzea, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, na região Sul, será interditada a partir da próxima segunda, 18 de agosto. (AEN)

A ponte metálica sobre o Rio da Varzea, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, na região Sul, será interditada a partir da próxima segunda, 18 de agosto. A medida é necessária para iniciar obra emergencial de reforma do tabuleiro da ponte.

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A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), responsável pela ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427.

Quais danos tem a ponte?

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Foto: DER-PR

A ponte apresenta danos nos grampos de fixação das chapas metálicas e rompimento de soldas de ligação entre as chapas e o gradil abaixo das mesmas, além de um acúmulo de óleo sobre o tabuleiro.

Técnicos do DER/PR observaram que os danos se devem, entre outros fatores, ao excesso de peso e de velocidade de veículos pesados cruzando a ponte, sendo eles também responsáveis pelo excesso de óleo, além de características estruturais da ponte e a sua própria idade, estando em operação desde o final do século XIX.

A interdição deve durar até 90 dias, começando com bloqueio total do tráfego, por se tratar de ponte de via única, e conforme os serviços evoluam poderá ser implementado o sistema pare-e-siga (ou bloqueio somente diurno). A rota de desvio sugerida é pela BR-476 e BR-116 para caminhões, enquanto veículos leves poderão utilizar uma estrada municipal não pavimentada.

As vias de acesso à ponte vão contar com sinalização orientando os condutores quanto à interdição e os desvios.

Como serão as obras?

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Foto: DER-PR

Os serviços preveem a remoção total das chapas metálicas atuais e substituição por um gradil metálico de rolamento com técnicas de fixação adequadas ao tráfego de veículos da ponte. Também serão realizados reforços na treliça metálica, nos acessos de ambos os lados, limpeza e pintura da estrutura, entre outros serviços. O investimento será de R$ 2.503.540,30, com previsão de entrega dos trabalhos de quatro meses.

A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. É uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.