Enquanto a moderna Ponte de Guaratuba avança em sua construção e promete transformar a mobilidade no Litoral do Paraná, a história mostra que o estado já foi palco de outras obras de engenharia que marcaram época. Um exemplo é a Ponte dos Papagaios, em Palmeira, nos Campos Gerais, uma das mais antigas do Paraná, inaugurada oficialmente em 1880 com a presença da comitiva imperial de Dom Pedro II.
A Ponte dos Papagaios começou a ser erguida em 1876 e foi concluída em 1877. Sua inauguração aconteceu alguns anos depois, em 1880, em uma cerimônia que contou com a presença de representantes da família imperial, reforçando o simbolismo da obra para a província.
Projetada pelo engenheiro militar e capitão do Exército Francisco Antônio Monteiro Tourinho, a construção atendeu a uma reivindicação antiga do povo de Palmeira, que buscava encurtar as viagens pela Estrada do Mato Grosso. Essa rota era a única ligação entre Curitiba e os municípios dos Campos Gerais e representava um desafio logístico na época.
Engenharia de precisão no século XIX
A ponte foi erguida em dois arcos de alvenaria de pedra, cruzando o Rio dos Papagaios, no trecho que hoje corresponde à BR-277, estrada que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu. Para a época, tratava-se de uma obra monumental.
O custo total foi de cerca de 44 contos de réis, e um detalhe curioso é que o contrato de construção exigia que nenhuma pedra fosse talhada com pólvora. Todo o material, extraído das pedreiras de grés dos Campos Gerais, foi cortado manualmente, bloco por bloco. Cada pedra precisava ser trabalhada em formato de paralelepípedo, com precisão que não ultrapassasse 15 milímetros de diferença.
Esse cuidado conferiu durabilidade à estrutura, que atravessou gerações e se tornou um verdadeiro monumento da engenharia brasileira do século XIX.
Ponte de Dom Pedro e reconhecimento histórico
A obra ficou conhecida também como Ponte de Dom Pedro, já que foi autorizada pelo próprio imperador. Entre os arcos existia um medalhão em mármore roxo produzido em Colombo, que trazia uma inscrição em homenagem ao presidente da província, Lamenha Lins, responsável por viabilizar a construção, e ao engenheiro Tourinho, autor do projeto.
Em 1973, a ponte foi oficialmente tombada como patrimônio histórico e artístico do Paraná, garantindo a preservação de sua importância cultural e arquitetônica.
De via estratégica a ponto turístico
Com a construção da BR-277 e de uma nova ponte no local, a estrutura original deixou de receber tráfego pesado, o que ajudou em sua conservação. O entorno foi transformado no Recanto dos Papagaios, área de lazer com 15 mil metros quadrados, piscinas naturais, churrasqueiras e bosque. O espaço passou a atrair turistas e viajantes.
Ponte de Guaratuba
A Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança para a etapa final e, de acordo com a atualização mais recente de setembro de 2025, já está em quase 75% de sua construção. A inauguração está prevista para abril de 2026. Além de representar um avanço histórico na mobilidade entre os municípios de Matinhos e Guaratuba.
Hoje, quem viaja de Matinhos a Guaratuba precisa enfrentar a travessia de ferry-boat, que em alta temporada pode gerar filas de até seis horas. Após a entrega da ponte, esse tempo vai cair para apenas alguns minutos. A estrutura também representa uma economia significativa para quem sai de Curitiba rumo ao Litoral, onde circulam mais de 500 mil pessoas durante a temporada.
O projeto da ponte contempla quatro faixas de tráfego, calçadas com ciclovia, faixas de segurança em ambos os sentidos e guarda-corpos. A obra tem equipes trabalhando 24 horas por dia, em um dos maiores canteiros de obras do estado.
Mais de 600 profissionais estão diretamente envolvidos, entre engenheiros, oceanógrafos, pedreiros, soldadores, biólogos e marinheiros.