
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o aumento do consumo de água causado pelo calor do final de fevereiro e começo de março associado a obras na rede de água da Sanepar em Ponta Grossa têm causado transtornos para os moradores. Nesta terça, 18, em nota, as cirurgias eletivas marcadas para ocorrerem no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foram desmarcadas.
Leia mais:
Em nota, a UEPG explicou que a medida era preventiva. Por isso, está reagendando as cirurgias eletivas, de forma preventiva, devido ao baixo nível de água nos reservatórios.
“Nesse momento de escassez, a UEPG está destinando a reserva de água para manutenção dos atendimentos de urgência e emergência”, diz a nota.
Moradores de Ponta Grossa estão sem água desde domingo
A cidade de Ponta Grossa tem mais de 372,5 mil habitantes e a maior parte deles está sem abastecimento de água desde domingo, 16. O desabastecimento começou após o início de obras que visam resolver o problema de fornecimento. A Companhia de Saneamento do Paraná, informa que 70% do município foi afetado pelo corte
Por falta de água, estabelecimentos comerciais, expediente de órgãos públicos, como da Prefeitura e da Câmara Municipal, foram cancelados.
A Prefeitura Municipal informa que 21 escolas e creches ficaram sem aulas por falta de água na segunda,17. O Núcleo Estadual de Educação confirmou que 60% dos colégios estaduais estão com problemas no abastecimento de água na cidade e, consequentemente, na realização de aulas.
A Sanepar explica que o problema se deve a obras de ampliação do sistema que foram iniciadas no domingo, 16. Elas deveriam ser concluídas no mesmo dia, mas vazamentos atrasaram a finalização.
A nova previsão, anunciada na manhã desta terça-feira (18) pela Sanepar em coletiva de imprensa, é que as obras sejam finalizadas e o abastecimento seja normalizado até quinta-feira (20).
Leia a nota da Sanepar na íntegra:
A Sanepar informa que, nesta terça-feira (18), o abastecimento segue parcial em Ponta Grossa. O novo poço teve sua capacidade ampliada e entrou em operação ontem (17). A captação foi restabelecida, mas um vazamento na adutora do rio Pitangui durante a noite exigiu nova paralisação da unidade operacional. Com isso, o abastecimento está sendo regularizado nesta terça-feira somente para as regiões do Centro, Ronda, Nova Rússia, Santa Mônica, Santa Lúcia, Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Jd. Aroeira. Alphaville e Jd. Ipiranga.
Para solucionar o problema, uma peça especial foi fabricada durante a madrugada e está sendo enviada para Ponta Grossa neste inicio de manhã, de helicóptero, visando retomar a operação da captação o mais breve possível. A expectativa é a de que o abastecimento seja regularizado nesta quarta-feira (19).
Serviços prioritários, como unidades de saúde e educacionais, estão sendo atendidos com apoio de caminhões-pipa.
Novas atualizações sobre a situação do abastecimento em Ponta Grossa serão informadas no decorrer do dia.
A Sanepar reforça ainda que, sobretudo neste momento, a prioridade de uso da água tratada é para alimentação e higiene pessoal.
Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato diretamente com a Companhia pelos canais exclusivos de atendimento: telefone 42 2102-4600 e pelo site https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa, que disponibiliza um formulário com a solicitação de serviços para os clientes da cidade.
Além dos canais exclusivos para Ponta Grossa e da Central de Relacionamento com o Cliente, situada na rua Balduíno Taques, 1150, continuam disponíveis os Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail [email protected], WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile. Ao entrar em contato, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.