As férias escolares estão chegando e, neste momento, é importante que os pais tenham um planejamento para entreter as crianças de forma lúdica e saudável, com atividades que estimulem o corpo e a mente. Deixar as crianças o dia todo na frente dos tablets, televisão e computador não é a melhor alternativa, alerta o professor de Educação Física do Colégio Marista Santa Maria, Helio Ricardo Werniski Wolff.

Segundo ele, essas atividades que tanto atraem as crianças podem ser liberadas desde que haja um controle do tempo. Se houver um combinado com as crianças, determinando o tempo de brincadeira com os eletrônicos, pode-se tirar proveito dessa situação, já que eles promovem diferentes estímulos visuais, auditivos e motores. Mas o ideal é que essas brincadeiras não ultrapassem uma hora por dia, considera.

A recomendação do especialista é para que os pais aproveitem os espaços ao ar livre, seja em casa, nos condomínios ou parques da cidade. Os pais podem propor diferentes desafios corporais para seus filhos por meio de brincadeiras diversas como guerra de bexiga com água, banho de mangueira no quintal,  pular elástico, pular corda, esqui-papelão, acampamento e acantonamento, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, oficinas de pipas, construção de avião de papel, entre outras, sugere.

Para os dias mais nublados, os jogos de tabuleiro são uma excelente alternativa. Eles contribuem com o desenvolvimento do raciocínio lógico e trazem benefícios como concentração, autonomia, coordenação motora fina, sem falar que ativam muitas áreas do cérebro, explica Helio. Também são dias propícios para o estímulo ao hábito da leitura, que deve iniciar desde os primeiros anos de vida das crianças. Além dos livros, os pais podem estimular os filhos a ler gibis, jornais, parlendas e tantas outras formas de expressão da cultura literária brasileira e mundial, enfatiza.

O professor salienta ainda que brincar com os filhos nas férias contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento das relações sócio-afetivas, fortalece os vínculos afetivos familiares e estimula o processo da criação.

Para os pais que precisam trabalhar, a sugestão é inscrever os filhos nas colônias de férias. Nesse caso, é importante buscar instituições reconhecidas e sérias para evitar que as crianças sejam expostas a algum tipo de risco, recomenda.

MURALZINHO DÁ IDEIAS PARA OS PAIS
Para auxiliar os pais na árdua tarefa dos pais de entreter os pequenos durante as férias, a bailarina e professora  Luciana Varaschin criou o Muralzinho de Ideias, um site que reúne uma série de dicas, além da agenda cultural e artística da cidade, para o público infantil. Quando me tornei mãe, percebi que poderia proporcionar aos meus filhos o que proporcionei a tantos outros filhos que não eram meus: o encantamento que a arte despertou em mim. E assim, ela passou a fazer parte da nossa rotina: peças de teatro, apresentações de dança, visitas a museus, bibliotecas, dentre outras atividades. Foi então que eu senti a necessidade de ter um espaço para transmitir tudo de bom que descobríamos juntos, conta Luciana.

Além desse encantamento, a arte ainda estimula o desenvolvimento e amplia a sensibilidade dos pequenos. Na exposição Desconstrução da Paisagem, do espanhol Isidro Blasco, as crianças podem conhecer a cidade através de um outro olhar e ainda interagir com ela. Em cartaz até fevereiro de 2015 no Museu Municipal de Arte de Curitiba, o  MuMA, a mostra é composta por uma instalação artística de 26 metros de extensão com fotos e vídeos de Curitiba.


DEZ IDEIAS DE BRINCADEIRAS

1 – Vivo ou morto e careca e cabeludo
Todos ficam em fila. Quando o animador disser morto todos abaixam, quando disser vivo todos ficam em pé. Quem errar ajuda o animador a ver quem erra. Variação: fazer com os braços o careca e cabeludo. Quando disser careca, todos colocam as mãos na cabeça, e quando disser cabeludo, abrem os braços. Pode juntar o careca e cabeludo ao vivo e morto para a brincadeira ficar mais divertida.

2 – Pega-pega – Pacman
Desenhe algumas linhas no chão com giz ou fita crepe. Todos devem andar sobre elas. Quando o pegador encontrar com alguma criança, ela deverá ficar sentada e não poderá deixar ninguém passar pelo local ficando caminhos sem saída. Quem ficar por último se torna o pegador. Variação: colocar um salvador desde o início da brincadeira e esse também deverá fugir do pegador, pois também pode ser pego.

3- Siga o mestre
Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador terá duas chances para saber quem é o mestre. Se errar, volta, e se acertar, o mestre vai em seu lugar.

4- Peg-pega e fugi-fugi
Divida um espaço grande em duas partes, coloque as crianças de um lado e o pegador ao centro. Quando esse pegador disser pega-pega, todos devem responder fugi-fugi e atravessar para o outro lado. Quem o pegador conseguir pegar, vai ficar parado no lugar onde foi pego e vira pegador também.

5 – Acorda seu lobo
O animador escolhe duas crianças para representar o lobo e dormir em um determinado local. Enquanto isso, as outras crianças devem estar do lado oposto e em grupo para depois que os lobos dormirem elas passearem pelo espaço cantando a música: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem (2x). Está pronto seu lobo, está pronto seu lobo, seu lobo não pega ninguém, tchá, tchá, tchá… (2x). Depois que terminar a cantoria, as crianças gritam para acordar os lobos, que devem correr atrás das crianças. Quem for pego se transforma em lobo na próxima rodada.

6 – Lenço atrás
Coloque as crianças sentadas em círculo. Uma deve ficar de pé com uma bola ou lenço na mão. Enquanto anda ao redor da roda, ela deve falar: Lenço atrás e todos respondem Corre mais. Então, ela pergunta novamente: Posso correr?. E todos respondem Pode, e pergunta de novo E se a polícia me prender?. E as crianças que estão sentadas respondem: A gente salva você. Nesse momento, a criança que está correndo em volta da roda coloca o objeto que está em suas mãos atrás de qualquer criança da roda. Essa criança deve pegar o objeto e correr atrás da outra em torno da roda e encostar o objeto nela. A que colocou o objeto deverá sentar no lugar da criança que levantou. Segue a brincadeira até que todos tenham participado.

7 – Noite do pijama
Promova uma noite do pijama com os colegas. Separe os filmes, cobertores, travesseiros e jogos de tabuleiro. Um lanche saudável é uma boa pedida para a noite.

8 – Dança das cadeiras
As crianças devem correr ao redor das cadeiras e, quando a música terminar, elas tentam sentar. Sempre vai faltar um lugar e um participante sai da brincadeira a cada rodada. As cadeiras também podem ser substituídas, basta usar cartolinas colorida e fixa-las no chão com fita crepe. Mesmo sendo antiga, a brincadeira desenvolve a coordenação e a agilidade das crianças.

9 – Stop
Divida uma folha de papel em várias colunas. Cada uma delas deverá ser preenchida com Nome, Cidade, Carro, Fruta, Cor, Objeto, Animal, ou qualquer outra opção desejada. Cada participante escolhe quantos dedos quer mostrar e dessa quantia é contada as letras do alfabeto. A letra escolhida deverá ser utilizada para iniciar cada palavra correspondente às categorias. Quem terminar primeiro fala Stop e os demais são obrigados a parar. Em seguidas todos falam as palavras escolhidas e as diferentes valem 10 pontos e as repetidas 5. Quem tiver a maior pontuação no final é o vencedor.

10 – Castelo de cartas
Pegue duas cartas de um baralho e coloque as formando um /, mantendo o equilíbrio entre as duas. Construa outro / ao lado e uma carta na horizontal na parte superior dos dois /. Faça outro / no segundo piso. Quem montar primeiro o castelo ou o maior, é o vencedor.