Paraná Em um só lugar

Poupatempo: mais de 100 serviços públicos do Paraná em um só lugar a partir de outubro

AEN, editada por Ana Ehlert
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Poupatempo Paraná irá reunir mais de 100 serviços públicos em um único lugar a partir de outubro. (Geraldo Bubniak/AEN)

As primeiras unidades do Poupatempo Paraná entrarão em funcionamento a partir de outubro. Esse novo modelo de atendimento pretende acabar com filas e necessidade de deslocamentos pela cidade para a resolução de pendências administrativas com a administração. Em um só lugar, estarão reunidos os serviços de diversos órgãos estaduais para oferecer mais praticidade, agilidade e conforto à população das maiores cidades paranaenses.

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As unidades prestarão atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os espaços possuem estruturas padronizadas e acessíveis, que incluem áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura focada no conforto dos cidadãos e na agilidade aos serviços prestados.

Entre os mais de 100 serviços disponíveis à população paranaense, estão a emissão da nova Carteira de Identidade e atendimentos relacionados a veículos e habilitação do Detran-PR. Pessoas interessadas em adquirir imóveis com vantagens do programa Casa Fácil Paraná também poderão efetuar cadastro nas centrais de atendimento, enquanto aquelas que já possuem financiamento a Cohapar poderão consultar dívidas e emitir faturas.

Haverá serviços da Copel, como a emissão de segunda via de contas de energia, pedidos de desligamento ou religamento de unidades consumidoras e de atualização cadastral. A população também poderá solicitar a emissão de segunda via de faturas de água da Sanepar, pedir ligações ou desligamentos de ramais e registrar pedidos de reparos na rede.

O Poupatempo Paraná oferecerá ainda encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador. Por fim, também será possível resolver pendências relacionadas às secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda, bem como de outros órgãos estaduais, como a Jucepar.

Poupatempo Paraná exige agendamento para atendimento

Para obter atendimento, a orientação aos cidadãos é efetuar um agendamento prévio. Isso poderá ser feito por um portal ou aplicativo, que estará disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e IOS.

Também será possível agendar diretamente nos totens de autoatendimento instalados dentro das unidades. Em algumas delas, os totens funcionarão em horário estendido para acesso a serviços digitais, incluindo o agendamento para atendimento presencial.

O cidadão poderá escolher a forma de atendimento que mais lhe convém. No modelo presencial, ele agenda pelo portal ou aplicativo, comparece à unidade e é direcionado ao guichê após uma triagem inicial. Outra opção é a videochamada, em que o atendimento ocorre de forma remota, em dia e horário marcados, sem a necessidade de deslocamento. Já quem preferir pode acessar serviços digitais pelo portal, aplicativo ou totens de autoatendimento.

Onde estarão as unidades do Poupatempo Paraná?

As cidades que recebem as primeiras unidades foram escolhidas com base em critérios de acessibilidade e em regiões que concentram grande fluxo populacional. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em todas as regiões do Estado, com estruturas modernas, áreas de espera, estacionamento e diretrizes de acessibilidade.

Todas as datas de abertura serão informadas em breve, assim como os endereços dos espaços de Guarapuava, Colombo, Paranaguá, Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo e Arapongas.

Confira o endereço das primeiras unidades anunciadas:

Curitiba: Centro: Av. 7 de Setembro, 2775 – Shopping Estação / Pinheirinho: BR 116, 16303 – Park Shopping Boulevard / Boa Vista: Av. Paraná, 2272

Londrina: Av. Theodoro Victorelli, 150 – Boulevard Shopping Londrina

Maringá: Av. Tuiuti, 710 – Vila Morangueira – Shopping Cidade Maringá

Ponta Grossa: Rua Hermelino de Leão, 703 – Palladium Shopping PG

São José dos Pinhais: Rua Dona Izabel a Redendora, 1434 – Shopping São José

Foz do Iguaçu: Av. Costa e Silva, 185 – Cataratas JL Shopping

Cascavel: Av. Toledo, 432 – Cascavel JL Shopping

Umuarama: Av. Paraná, 8455 – Palladium Shopping Umuarama

Apucarana: Rua Nagib Daher, 43 – Centro

Previsão é de 7 milhões da atendimentos diários

O contrato assinado entre o Governo do Estado e o Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, prevê cerca de 7 milhões de atendimentos por ano nas 20 unidades espalhadas pelo Estado – uma média de 27 mil por dia. A escolha da contratada foi feita via licitação pelo critério de menor preço e comprovação de capacidade técnica para a execução dos serviços.

O documento firmado prevê um investimento de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos, com uma média de R$ 27,07 de curso por atendimento, o que significa uma redução de quase 70% no valor custeado hoje pelo governo estadual atualmente. Com a mudança, a economia pode ultrapassar os R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.