Franklin de Freitas – Praça Tiradentes foi a primeira de Curitiba: marco zero

Nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia de Tiradentes, mártir da Independência do Brasil. Em Curitiba, ele é homenageado dando nome a uma das principais praças da Capital. A atual Praça Tiradentes, no marco zero de Curitiba, é também a primeira praça da cidade, implantada ainda quando era apenas a Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, no século 17. Na época era apenas o Largo da Matriz.

Anos depois, passou a se chamar Largo Dom Pedro II, em alusão a uma visita do então imperador a Curitiba. Foi em 1889, após a proclamação da República, que ganhou o nome definitivo, como Praça Tiradentes.

Nos dias de hoje, a praça é uma das mais movimentadas da cidade e onde está localizada a Catedral Basílica. Também tem inúmeros bustos de personalidades históricas do Paraná e do País, incluindo o busto de Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é também Patrono das polícias brasileiras. Por isso, tradicionalmente é homenageado pelas polícias, tanto Militar quanto a Civil. Em Curitiba, os atos acontecem na Praça Tiradentes.

A Praça também tem grande interesse histórico. Implantado durante a reforma da Praça no ano de 2008, um piso de vidro tem o objetivo de deixar visíveis as antigas calçadas do local, que foram descobertas por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na época da descoberta, optou-se por manter o calçamento da forma que era mais de 300 anos atrás, protegido pelo piso de vidro para poder ser visto pelos visitantes.