© Fábio Dias 2019
Praias de Porto Rico, no Noroeste do Paraná, estão se tornando um grande sucesso (Fábio Dias/EPR)

Com o fim das férias de julho, muitos já começam a se preparar para as tão esperadas férias do fim de ano, com muito calor. As praias, claro, são a opção da maioria quando o assunto é verão. No entanto, além do clássico Litoral do Paraná, o estado esconde belíssimas praias de água doce com águas cristalinas.

As praias de água doce são um forte no Paraná. Com uma extensão de mais de 1000 km, elas chegam a ser maiores (em extensão) do que as praias do clássico litoral paranaense. De forma geral, elas estão presentes no Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Sabendo que, mesmo com o grande sucesso delas no último verão, nem todos conhecem as cidades banhadas pelas praias de água, o Bem Paraná separou um roteiro completo. Cidades, hospedagens, quais praias visitar e outras aventuras no mar de água doce do Paraná.

Noroeste do Paraná: praias de água doce cristalinas

No verão 2024/2025 as praias do Noroeste do Paraná tiveram um “boom” de visitantes. As águas cristalinas são um grande atrativo, já que a formação se dá pelo Rio Paraná. Nessa região, as cidades mais conhecidas são Marilena, Porto Rico e Porto Camargo. Para percorrer as três cidades, o trajeto é de cerca de 140km. Mas, claro, não é necessário passar pelas três cidades. Cada uma delas está cheia de pousadas e praias para conhecer.

Para chegar nessa região do Paraná, saindo de Curitiba, o trajeto leva cerca de 8 horas de carro, com cerca de 580km de distância, pela BR-376. Outra opção é ir até Maringá e depois continuar a viagem até as cidades com as praias.

Marilena

Conhecida como a Menina dos Rios, a cidade é conhecida por ser o ponto de encontro dos rios Paraná e Paranapanema, e também local de tríplice fronteira entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A cidade é pequena, com cerca de 8 mil habitantes, mas está preparada para receber visitantes.

Para visitar as praias, os turistas devem ir até o Porto Maringá, que está na cidade. Lá, há cerca de 10 prainhas de água doce. Além do banho de água, é possível praticar a pesca e os esportes nos balneários.

Outro ponto turístico é a Ilha do Guadalupe, conhecida como Ilha dos Pneus. Saindo do Porto Maringá, os visitantes podem em embarcações para conhecê-la. E, claro, o encontro dos rios é um dos destinos mais queridos da cidade.

Porto Rico

Atualmente, Porto Rico é uma das cidades mais badaladas em relação às praias de água doce no Paraná. A cidade, que tem menos de 3 mil moradores, chega a ter quase 10 mil pessoas nas épocas de temporada.

Conhecida como Prainha, a ilha da Praia de Santa Rosa é, sem dúvidas, a mais conhecida pelas água cristalinas. Conta com serviços de infraestrutura, com lanchonetes e banheiros públicos, além de empresas para aluguéis de barracas e cadeiras.

A Praia do Carioca, por outro lado, é mais reservada, então não conta com serviços na “orla”. Ela é daquelas praias para levar tudo de casa, aproveitar o dia e depois, claro, recolher todo o lixo que produziu. É uma área de preservação.

Na cidade, há muitas opções de hotéis e pousadas na beira da praia. Uma delas é a Pousada Porto do Sol. O local conta com área de lazer, café da manhã e passeios de barco pelo mar de água doce.

Norte do Paraná: na divisa com São Paulo, um refúgio chamado Angra Doce

No Norte do estado, a região de Angra Doce veio de um acordo entre o Paraná e São Paulo. As praias são formadas pela Usina Hidrelétrica de Chavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé. O nome veio pela formação de corais na região, o que lembra Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

No acordo, a região é formada por cinco cidades do Paraná e dez cidades de São Paulo. Do lado do Paraná ficam Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

Para conhecer a região, um bom porto de partida é Ribeirão Claro. Lá, além das águas, o visitantes podem se aventurar por trilhas, escaladas, voo livres e até conhecer uma antiga fazenda de produção de café, já que o município surgiu desse movimento agricultor.

Oeste do Paraná: praias de água doce da Usina de Itaipu

Em outra região, as belas praias de água doce são formadas pela Usina de Itaipu. São 170km de extensão. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, além dos atrativos mais conhecidos, há também uma prainha. Saindo de Foz, as praias artificias estão espalhadas por várias cidades. Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon estão nesse roteiro.

Em Santa Terezinha de Itaipu está o Balneário Turístico Alvorada. Além da prainha, há eventos de música e esportes.

Nessa região, o visitante que sair de Curitiba pode pegar um voo até Foz do Iguaçu e depois aproveitar para conhecer as cidades ao redor.