Governo quer curso e prova para candidatos a diretores. Foto:Ari Dias/AEN.

O prazo para se candidatar à diretoria de escolas estaduais do Paraná ficou prorrogado até 18 de agosto. O processo seletivo é uma etapa obrigatória para os profissionais que desejam se candidatar à função de direção escolar no período de 2026 a 2029.

O resultado definitivo dos candidatos habilitados para participar da consulta nas unidades escolares sai em 14 de novembro.

Também ficou ampliado o prazo para correção de documentos anexados de forma incorreta, que poderá ser feita entre os dias 19 e 22 de agosto deste ano.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o objetivo do processo é assegurar que os gestores escolares estejam preparados para liderar com foco na melhoria da aprendizagem e na gestão democrática.

“Estamos fortalecendo o papel do gestor escolar como liderança estratégica nas escolas públicas. A habilitação prévia garante que os candidatos estejam tecnicamente preparados para assumir esse papel fundamental”, destacou.

O processo tem duas etapas eliminatórias. A primeira consiste na participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. Já a segunda é uma prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança 2.0. A avaliação está prevista para 19 de outubro, das 9h às 12h, em município previamente selecionado pelo candidato.

Poderão participar professores e funcionários do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou Quadro Único de Pessoal (QUP), bem como profissionais contratados em Regime Especial (CRES), desde que atuem em escolas do campo ou das ilhas.

A nota mínima exigida para aprovação na prova é de 60 pontos. O resultado definitivo dos candidatos habilitados para participar da consulta nas unidades escolares sairá em 14 de novembro.