Pré-temporada de agosto aumenta procura por praias neste feriado

Com férias de inverno prolongadas e tempo bom, movimento foi 20% maior e agora deve triplicar

Flávia Gradowski Sampaio

A prorrogação das férias de inverno em decorrência da gripe suína, associada ao bom tempo observado no mês de agosto, fez com que a pré-temporada fosse antecipada em quase um mês no Litoral do Paraná. Normalmente o marco da pré-temporada é o feriado de Sete de Setembro. Com cara de verão e férias prolongadas, agosto registrou um movimento 16% superior nas estradas que levam ao Litoral do Estado e 20% maior nas praias do Paraná. O movimento inesperado vai impulsionar também no feriado da Independência.

De acordo com a Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, em agosto de 2008, quando as temperaturas estavam mais baixas e as férias já haviam chegado ao fim, o movimento de veículos girou em torno de 315 mil carros nos dois sentidos da rodovia. Em contrapartida, neste ano o cenário foi outro. Com temperaturas que beiraram a marca dos 30ºC em muitos dias e férias prolongadas, o movimento foi de 366 mil veículos nos dois sentidos da via.

O mês de agosto é, normalmente, um dos piores meses no Litoral, que começa a ganhar força depois do feriado da Independência e da padroeira de Curitiba. Mas, com todos os aspectos que ocorreram neste ano, acabou antecipado em pelo menos 30 dias. Agosto de 2009 terminou como o melhor dos últimos anos no Litoral paranaense. O movimento de turistas nas duas primeiras semanas foi 20% maior que em relação aos últimos resultados.
Para o comércio, o fator relacionado ao aumento foi justamente a nova gripe. Como praia é um local arejado e ventilado, muita gente foi atrás deste refúgio em busca de ar puro e sem as aglomerações dos grandes centros urbanos. O movimento inesperado também  deve ajudar neste feriadão.

De acordo com a Associação de Hoteis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), a procura pelo Litoral do Estado já está três vezes maior que em anos anteriores. Estima-se que nos quatro dias de feriado cerca de 550 mil pessoas devam circular pelas praias paranaenses. A expectativa é que a ocupação atinja a marca dos 90% em todo o Litoral. A concessionária Ecovia estima que cerca de 160 mil veículos devem circular na BR-277 nos cinco dias de feriado.

Verão — Em contrapartida, a temporada de verão pode sofrer atraso e perdas neste fim de ano. Se normalmente ela inicia em dezembro, com o anúncio de reposição de aulas e um calendário mais apertado nas escolas públicas e privadas, ela deve atrasar. O setor receptivo do Litoral já espera um movimento bem abaixo do normal para dezembro.