ldo
Foto: Google View

O prédio do antigo Cine Lido, na Rua Desembargador Ermelino de Leão, entre as ruas Cândido Lopes e Cruz Machado, no Centro de Curitiba, após anos fechado, vai ganhar nova cara. No próximo dia 25 de fevereiro, uma reforma começará no local para transformá-lo em um mix de Cine Teatro e Casa de Shows. “Uma espécie de Cinema Roxy, em Copacabana, ou Vibra São Paulo”, adiantou o ex-prefeito Rafael Greca, em postagem nas redes sociais. O cinema fechou em 2016.

O local vai se chamar Lido mesmo. Segundo a assessoria de imprensa, terá capacidade para 2.800 pessoas, três andares, 2 mil metros quadrados e sete bares. A compra de ingressos, estacionamento e itens será feita antecipada por biometria em um sistema inédito no Paraná.

As empresas responsáveis pelo projeto do novo Lido

A SevenX é uma das principais empresas de entretenimento do Brasil, traz inovação nas áreas de investimento e negócios dirigidos ao lazer. Mais de 2 mil eventos e entre eles os maiores que
passaram pelo sul do Brasil nos últimos anos. Coldplay, Metallica, Bon Jovi, Maroon 5, Green Day, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Katy Perry, Andrea Bocelli, Roberto Carlos, Sandy e Junior, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Cirque Du Soleil, Circo da China e Disney On Ice, Festival Coolritiba e muitos outros.

A outra empresa responsável pelo projeto é a Planeta Brasil, empresa paranaense fundada em 1986 atuante no segmento Cultural e de Entretenimento, com sede em Curitiba. Sua história é formada por inúmeros eventos como shows, festivais, peças de teatro, exposições, concursos e outros ligados a área cultural , tendo realizado nos últimos anos eventos como o concurso nacional de design “Curitiba Arte & Design”, o TimFestival edição Curitiba, a temporada Brasileira da companhia Argentina FuerzaBruta, as três últimas edições do Festival Lupaluna, Circuito Banco do Brasil Curitiba, Vivo Open Air, Festival Estação Pedreira, Warung Day Festival e FIFA FanFest Curitiba

Leia mais



A obra coincide com o plano de redesenvolvimento da região central da cidade, anunciado na quinta (6) pelo prefeito Eduardo Pimentel.

A história do Cine Lido de Curitiba

Cine Lido foi inaugurado em 17 de setembro de 1959, com o filme “War and Peace” (Guerra e Paz), superprodução que Henry King havia dirigido em 1956, com base no romance de Liev Tolstói, com um elenco contando com Mel Ferrer e Audrey Hepburn, e trilha sonora de Nino Rota (1911-1979). “War And Peace” foi um acontecimento para a Curitiba da época; o cinema, construído por Henrique Oliva (1901-1965), era então o mais moderno da cidade.

Quando o Lido foi inaugurado, na Rua Ermelino de leão, a Avenida Luiz Xavier era a iluminada “Cinelândia Curitibana”, com três lucrativos cinemas fazendo os melhores lançamentos: o Cine Palácio, o Cine Avenida (então da Empresa Cinematográfica Sul) e o Cine Ópera. O Cine Lido teve como gerente durante mais de 20 anos o sr. Zito Alves. Como O Sr. Homero Oliva, único filho de Henrique Oliva, se desinteressou pelo setor de exibição, preferindo outras atividades, vendeu-o à Condor Filmes, empresa pertencente aos irmãos hispano-baianos Verde Martinez que, posteriormente, negociaram-no com a multinacional Cinema International Corporation, representante das poderosas produtoras Universal, MGM, Buena Vista/Walt Disney Pictures, Paramount.

cine_lido
Casa da Memória

Em fevereiro de 1984, o Cine Lido foi reformado e, após 7 meses de reforma, do original pouco restou, apenas as paredes laterais e o teto, que foi remodelado. Além de duas salas de exibição, confortáveis e luxuosas, o projeto do arquiteto Oscar Mueller previu o aproveitamento do antigo hall para seis lojas.

O Lido I passou a ter 550 e o Lido II, 350 lugares. O Lido I inaugurou com o filme “Staying Alive” (Os Embalos de Sábado Continuam), de Sylvester Stallone, com John Travolta. O Lido II inaugurou com o filme “The Dark Crystal” (O Cristal Encantado), filme de animação, com fantásticos efeitos, realizado pela mesma equipe do “The Muppet Show”.