O Estúdio Riachuelo, um prédio histórico localizado no Centro de Curitiba, será inaugurado em março. O espaço agora é dedicado à arte digital e games.
O estúdio vai integrar um corredor cultural conectando futuramente o Cine Passeio ao complexo Solar do Barão, onde estão a Gibiteca e os museus da Fotografia e da Gravura. A obra da Prefeitura de Curitiba ajuda na revitalização da região central com uma proposta moderna e inclusiva.
O projeto, coordenado pela Fundação Cultural e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), está restaurando um antigo imóvel de interesse histórico, em um centro de produção e formação tecnológica. O moderno Estúdio Riachuelo ocupará uma antiga pensão de refugiados judeus.
História do prédio histórico
O imóvel foi construído por volta de 1920 na Rua Riachuelo pela família de Israel Chaim Lerner. Com o passar dos anos, o imóvel foi se deteriorando, sofreu um incêndio e perdeu toda a sua cobertura. Permaneceu fechado por vários anos, sem uso e sem conservação, até que foi desapropriado pela Prefeitura de Curitiba em 2022.
Com infraestrutura moderna e design integrado ao do vizinho Cine Passeio, o espaço terá uma incubadora, estúdio de animação e de games oferecendo cursos gratuitos ou com valores acessíveis.
Para a concepção do Estúdio Riachuelo, foram utilizados outros centros de referência, como o curso de graduação em jogos digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Poblenau Urban District, o conhecido distrito criativo de Barcelona (Espanha). Além da PUCPR, são parceiros do projeto o Dogzilla Studio e o Animatiba – Festival Internacional de Animação de Curitiba.
Paraíso para os gamers
Nas estações de jogos, a Fundação Cultural de Curitiba solicitou uma curadoria de games curitibanos inéditos. O local terá 24 estações de cursos e outros quatro para jogos. A programação também incluirá eventos de destaque, como o Animatiba e o PUC Game Show.