Prefeito anuncia reforma da pista de skate do Gaúcho, a primeira pista pública de Curitiba

Ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça do Redentor foi assinada na sexta

Redação Bem Paraná com SMCS
pista do gaucho

Pista do Gaúcho em foto de 2021 (Foto: Franklin de Freitas)

Nesta sexta-feira (15/3), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram a revitalização completa da pista da Praça São Marcos, na Via Veneto, em frente ao terminal de Santa Felicidade.

No mesmo evento, o prefeito assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça do Redentor, onde fica a pista de skate do Gaúcho, no São Francisco. O evento fez parte das comemorações pelos 331 anos de Curitiba, que serão completados no dia 29 de março.

“Aqui reformamos toda a pista de Santa Felicidade e também vamos revitalizar a primeira pista pública de skate de Curitiba, a Pista do Gaúcho. Até o fim do ano vamos reformar mais pistas públicas da cidade”, disse Greca.

As obras na praça e na pista de skate do Gaúcho terão um investimento de R$ 919,2 mil da Prefeitura de Curitiba e as obras devem durar seis meses. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste primeiro semestre do ano.

A revitalização vai manter as mesmas características atuais da pista, com atualizações em questões de segurança e piso novo.

Com a entrega da pista em Santa Felicidade, a Prefeitura de Curitiba chegou a sete pistas de skate totalmente modernizadas e transformadas com ângulos, materiais e pisos do que há de mais atualizado no mundo do skate.

A pista da Praça São Marcos ganhou novas transições, mais rápidas, e um bowl com a parte mais alta de 2,60 metros. No restante da pista as paredes têm 2,25 metros.

Já foram concluídas as reformas nas pistas do Jardim Ambiental, no Alto da XV; no Centro Social Avelino Vieira, no Bacacheri; na Praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto; na Praça Antônio Sebastião da Cunha Gebran, na CIC; na Praça Marco Aurélio Malucelli, no Bosque Saturno; e na Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara.

Atualmente, as obras estão sendo feitas na pista de skate da Praça José Luiz Franceschi, no Sítio Cercado.

Praça do Redentor e Pista do Gaúcho
A Praça do Redentor foi criada em 1953 e oficializada em 1963. O grande destaque da praça é a pista de skate, símbolo de Curitiba e uma das melhores do país para a prática do esporte.

Primeira pista em formato bowl da cidade, foi construída em 1974, na gestão do prefeito Saul Raiz, e projetada pelos arquitetos Lauro Tomizawa e o Roberto Coelho, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A dupla se inspirou em fotos de duas revistas norte-americanas onde surgiu o esporte nos Estados Unidos, pois nunca havia visto pistas de skate antes. Primeira praça pública de skate da cidade – e a segunda do Brasil, também é conhecida como a “Praça do Skate”.

A reforma da praça contará com a substituição do piso, criação de áreas de descanso com banco de madeira e substituição das floreiras e lixeiras que compõem o local. Com a reforma da praça será feita a revitalização da pista de skate dentro do programa de revitalização promovido pela Prefeitura de Curitiba em todas as pistas públicas de skate da cidade.