upa-22
Regional Matriz terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. (Cesar Brustolin/SMCS)

Os cerca de 200 mil moradores de 18 bairros que integram a Regional Matriz irão ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel na noite de sexta, 22, no Memorial de Curitiba. As obras da construção da UPA devem começar ainda neste ano.

Leia mis:

“É uma das duas novas UPAs, além de seis unidades básicas, que a Prefeitura vai fazer até 2028”, afirmou. A outra novidade será a apresentação, na próxima quinta-feira (28/8), do pacote de incentivos da Prefeitura para investimentos no Centro – a região da cidade que, desde janeiro, vem recebendo ações de revitalização e valorização.

O prefeito Eduardo Pimentel encerrou a décima e última reunião presencial do Fala Curitiba. O evento terminou com a escolha das dez prioridades mais votadas pelos moradores da Regional Matriz desde o início da consulta pública, em março, e que se concentraram nas áreas de segurança pública, assistência social, educação, transporte, saúde, desenvolvimento humano, meio ambiente e capacitação profissional.

Fala Curitiba Matriz

A reunião presencial do Fala Curitiba Matriz foi aberta pela administradora regional da área, Ariane Assis, que fez um balanço do Fala Curitiba. Ela lembrou que, desde o início do processo de escolha, foram registradas 50 mil sugestões, em 29 reuniões e participações online que resultaram na proposição de 912 priorizações coletivas e 281 prioridades que chegaram para votação final nas dez Regionais.

Durante todo o evento, Ariane contou com a ajuda de um assistente muito especial e que ajudou a encaminhar a reunião: o filho Benjamin, de 10 anos. Entusiasmado com o evento, o menino leu para o público algumas prioridades que seriam submetidas à votação final e entregou o microfone para quem se propunha a defender as propostas. A participação rendeu a Benjamin o cumprimento do prefeito.

As mais votadas

Foram as seguintes as dez prioridades eleitas pela Regional Matriz. Elas  se somarão às dez de cada uma das nove demais Regionais para ajudar a compor a LOA 2026:

  • Guarda Municipal: Viaturas para atendimento móvel com meios eletrônicos para registro de ocorrências.
  • Assistência social: Assistência às pessoas em situação de rua na Regional Matriz.
  • Educação: Quadra coberta na Escola Municipal Irmãos Rebouças.
  • Assistência social: Criação de campanhas para evitar esmolas, por meio de placas e ações educativas em TV, rádio e redes sociais, entre outros.
  • Transporte: Reativação da linha conectando o Centro de Curitiba ao aeroporto em São José dos Pinhais.
  • Saúde: Ampliar e fortalecer as unidades de saúde da Matriz.
  • Desenvolvimento Humano: Política antidrogas para atender usuários.
  • Meio ambiente: Execução de espaço para a prática de Parkour no Jardim Ambiental, na Rua Schiller, próximo ao Colégio Positivo.
  • Meio ambiente: Criação de área de recreação próxima ao bicicletário do Velódromo.
  • Capacitação profissional: Cursos profissionalizantes na Regional Matriz.