A Prefeitura de Curitiba fará diversas obras na Vila Torres. O pacote, que inclui obras de infra-estrutura e ampliação dos serviços, é para garantir o atendimento à população e a segurança no acesso aos equipamentos públicos. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira, pela primeira-dama de Curitiba, Fernanda Richa, e pelo administrador regional da Matriz, Omar Akel, durante encontro com moradores e representantes da comunidade, no auditório do Colégio Nossa Senhora Esperança, no Prado Velho.
As primeiras intervenções na região iniciarão no dia 16 próximo. Na primeira fase das obras, os trabalhos se concentrarão no complexo da Prefeitura, onde ficam a unidade e o espaço saúde; o Centro de Referência da Assistência Social; a creche e o Piá Vila Torres, bem como no entorno das ruas Aquilino Orestes Baglioli com Manoel Martins de Abreu.
“O objetivo é acabar de vez com os pontos escuros da vila, becos e espaços ociosos, que tiram a tranqüilidade das famílias. A Prefeitura ampliará as áreas de atividades já existentes, aumentando a oferta de cursos profissionalizantes”, disse Fernanda Richa.
O pacote prevê a ampliação no atendimento social e a construção de novos espaços públicos, para atividades sociais e cursos profissionalizante. O antigo Piá Vila Torres será demolido e uma nova edificação será construída no local, para ampliar a capacidade de atendimento no contraturno escolar, que hoje é de 250, para 450 crianças e adolescentes. A creche Vila Torres terá sua área de atividade ampliada.
O anúncio das obras foi bem recebido pelas lideranças comunitárias da Vila Torres. Para a presidente do Clube de Mães, Irenilda Arruda, as melhorias que foram apresentadas vão melhorar a segurança. O presidente da Associação de Moradores, Timóteo Borges de Campos, ficou feliz com as novidades. “Com a criação de novos espaços a comunidade poderá aprender um ofício e melhorar de vida.”
No local, a Prefeitura também reforçará a segurança dos equipamentos públicos, com a instalação de telas e alambrados e implantação de um circuito interno de câmeras, para auxiliar no monitoramento. Além dessas medidas de segurança, a Prefeitura também fará obras para melhorar o paisagismo e a iluminação pública.