
A Prefeitura de Curitiba faz nesta quarta-feira (8), a contratação de professores aprovados no processo seletivo simplificado (PSS) para a Educação Infantil. O objetivo da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) é contratar 300 professores para início imediato nas unidades educacionais municipais.
São duas reuniões, realizadas na sede da Fundação de Ação Social (FAS), para análise da documentação e assinatura dos contratos de trabalho. Uma grande equipe formada por servidores da SMGP e da Secretaria da Educação se mobilizou para receber os professores convocados, analisar a documentação – escolaridade e documentos pessoais – conforme estabelece o edital e então garantir a assinatura dos contratos.
Novos olhares
Na reunião desta manhã foram assinados 78 contratos de trabalho. A professora Cássia Aparecida da Costa Prataviera, de 49 anos, que mora há menos de dois anos em Curitiba, foi a primeira a assinar. Professora há cerca de 22 anos, ela já lecionou em Campinas (São Paulo) e em Cuiabá (Mato Grosso), cidades onde morou. Em Curitiba, trabalhava em uma unidade conveniada com a Prefeitura.
“Para mim, vai ser uma experiência fantástica. Trabalhar com crianças não é novo para mim, mas sei que vou aprender muito na Prefeitura de Curitiba”, declarou Cássia.
A professora Cheila Pontes, de 40 anos, estava no grupo que assinou contrato no período da manhã. Formada há 20 anos, ela está empolgada com a oportunidade. “Primeiramente pelo salário, que na rede particular é menor do que no serviço público. Além disso, a Prefeitura adota um método de trabalho que conheço bem. As crianças aprendem brincando”, declarou a animada professora que, antes de tomar a decisão, conversou com outras professoras da Prefeitura.
Celso Eduardo Jorge, de 52 anos, e Plance Cruz, de 32, também assinaram o contrato de trabalho e estão numa grande expectativa. “Dá um frio na barriga. Espero poder ter contato com a educação especial, área na qual tenho especialização”, disse Celso, que já participou de outro PSS, na Prefeitura de Quatro Barras, na Grande Curitiba.
Ex-estagiária da Prefeitura, Plance espera poder contribuir para a educação do Município. “Quero entrar com um olhar diferenciado, para trazer bons resultados”, disse ela, que avalia que a Educação pode fazer muito pelas pessoas.
Escolha do local de trabalho
Os novos professores têm compromisso nesta quinta-feira (9/10), no Centro de Desenvolvimento Profissional Professora Elizete Lúcia Moreira Matos (Rua Desembargador Mota, 2080 – Batel), às 8h30. Por ordem de classificação, eles poderão escolher a regional da cidade onde vão trabalhar. Há vagas nas dez regionais.
Na sexta-feira (10/10), às 8h30, na regional escolhida, cada professor poderá escolher a unidade para início das atividades no mesmo dia.
E na segunda-feira (13/10), todos participam de uma formação na Universidade Livre do Professor (Rua Ulisses Aurélio Visinoni, 1.465 – CIC), a partir de 8h30.
Fez PSS? Acompanhe as publicações
Foram convocados 381 candidatos, número maior que o de vagas, devido à possibilidade de não comparecimento e não atendimento às exigências do edital. Caso após a segunda reunião desta quarta-feira (8/10) não seja alcançado o total de 300 professores, novas convocações poderão ser feitas.
Por isso, a recomendação aos participantes do PSS é para que acompanhem as publicações divulgadas no Diário Oficial e no site da Prefeitura.