Paraná Educação Infantil

Prefeitura de Curitiba contrata 300 professores para início imediato

SMCS editado por Mario Akira
professores educacao infantil

Prefeitura de Curitiba contrata professores de Educação Infantil para inicio imediato (Foto: Sandra Lima)

A Prefeitura de Curitiba faz nesta quarta-feira (8), a contratação de professores aprovados no processo seletivo simplificado (PSS) para a Educação Infantil. O objetivo da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) é contratar 300 professores para início imediato nas unidades educacionais municipais.

São duas reuniões, realizadas na sede da Fundação de Ação Social (FAS), para análise da documentação e assinatura dos contratos de trabalho. Uma grande equipe formada por servidores da SMGP e da Secretaria da Educação se mobilizou para receber os professores convocados, analisar a documentação – escolaridade e documentos pessoais – conforme estabelece o edital e então garantir a assinatura dos contratos.

Novos olhares
Na reunião desta manhã foram assinados 78 contratos de trabalho. A professora Cássia Aparecida da Costa Prataviera, de 49 anos, que mora há menos de dois anos em Curitiba, foi a primeira a assinar. Professora há cerca de 22 anos, ela já lecionou em Campinas (São Paulo) e em Cuiabá (Mato Grosso), cidades onde morou. Em Curitiba, trabalhava em uma unidade conveniada com a Prefeitura.

“Para mim, vai ser uma experiência fantástica. Trabalhar com crianças não é novo para mim, mas sei que vou aprender muito na Prefeitura de Curitiba”, declarou Cássia.

A professora Cheila Pontes, de 40 anos, estava no grupo que assinou contrato no período da manhã. Formada há 20 anos, ela está empolgada com a oportunidade. “Primeiramente pelo salário, que na rede particular é menor do que no serviço público. Além disso, a Prefeitura adota um método de trabalho que conheço bem. As crianças aprendem brincando”, declarou a animada professora que, antes de tomar a decisão, conversou com outras professoras da Prefeitura.

Celso Eduardo Jorge, de 52 anos, e Plance Cruz, de 32, também assinaram o contrato de trabalho e estão numa grande expectativa. “Dá um frio na barriga. Espero poder ter contato com a educação especial, área na qual tenho especialização”, disse Celso, que já participou de outro PSS, na Prefeitura de Quatro Barras, na Grande Curitiba.

Ex-estagiária da Prefeitura, Plance espera poder contribuir para a educação do Município. “Quero entrar com um olhar diferenciado, para trazer bons resultados”, disse ela, que avalia que a Educação pode fazer muito pelas pessoas.

Escolha do local de trabalho
Os novos professores têm compromisso nesta quinta-feira (9/10), no Centro de Desenvolvimento Profissional Professora Elizete Lúcia Moreira Matos (Rua Desembargador Mota, 2080 – Batel), às 8h30. Por ordem de classificação, eles poderão escolher a regional da cidade onde vão trabalhar. Há vagas nas dez regionais.

Na sexta-feira (10/10), às 8h30, na regional escolhida, cada professor poderá escolher a unidade para início das atividades no mesmo dia.

E na segunda-feira (13/10), todos participam de uma formação na Universidade Livre do Professor (Rua Ulisses Aurélio Visinoni, 1.465 – CIC), a partir de 8h30.

Fez PSS? Acompanhe as publicações
Foram convocados 381 candidatos, número maior que o de vagas, devido à possibilidade de não comparecimento e não atendimento às exigências do edital. Caso após a segunda reunião desta quarta-feira (8/10) não seja alcançado o total de 300 professores, novas convocações poderão ser feitas.

Por isso, a recomendação aos participantes do PSS é para que acompanhem as publicações divulgadas no Diário Oficial e no site da Prefeitura.

⚠ Comunicar erro