
Com foco no atendimento humanizado, pessoas em situação de rua foram abordadas em uma ação integrada da Prefeitura de Curitiba na noite da quarta-feira (18).
A Ação Integrada Especial aconteceu nos bairros Centro e Jardim Botânico, sob a coordenação da Administração Regional Matriz.
A ação teve início na Praça Rui Barbosa e percorreu outros pontos estratégicos da região, como a Rua Sete de Setembro (esquina com a Coronel Dulcídio), a Avenida Comendador Franco, a Rua Basílio Itiberê (entre a Comendador Franco e o Viaduto Colorado) e a esquina da Alameda Augusto Stellfeld com a Rua Ébano Pereira.
Coordenada pela Regional Matriz em conjunto com outros órgãos municipais, a ação envolveu equipes da Fundação de Ação Social (FAS), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), por meio da limpeza pública.
Pessoas em situação de rua receberam orientação
Durante a ação, as pessoas em situação de rua são orientadas sobre os serviços de acolhimento disponíveis na cidade e têm a oportunidade de aceitar encaminhamento para os equipamentos da rede socioassistencial. Os pertences pessoais são preservados, e os locais são limpos para garantir a segurança e o bem-estar de todos que circulam pelos espaços públicos.
“O nosso foco é oferecer acolhimento de forma respeitosa, mostrando que há uma rede de apoio disponível para quem deseja sair das ruas. Além disso, buscamos manter a cidade organizada e segura, evitando o acúmulo de objetos nas calçadas e impedindo que áreas públicas sejam usadas como moradia improvisada”, destacou Ivenio Alves, coordenador comunitário da Administração Regional Matriz.