Prefeitura de grande cidade do Paraná testa canhão contra pombos em bosque. Entenda o caso

Canhão de ar que está sendo testado serviria para espantar pombos de Bosque Municipal na área central de Londrina

Redação Bem Paraná
Canhão

Canhão para espantar pombos é testado em bosque de Londrina (Foto: Reprodução/RPC)

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, está testando uma ferramenta inusitada na tentativa de espantar pombos que ficam num bosque municipal na área central da cidade. Um canhão de ar foi cedido ontem (4 de setembro) por uma empresa local e testado pelo município durante uma hora. É mais uma tentativa de lidar com um problema que é discutido desde 2004, sendo já conhecido como o “problema dos pombos”.

O aparelho funciona da seguinte forma: a cada três minutos, uma lufada de ar é emitida para afastar as aves. O som do canhão, no entanto, é alto e estridente, o que também tem assustado frequentadores do local, informou o portal G1.

Técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente estiveram no local acompanhando os testes e verificaram que muitas pombas voaram e começaram a se afastar do local após as lufadas de ar serem emitidas. Eles agora analisam para onde essas aves estariam voando após deixar o local. Além disso, mais análises serão feitas para verificar a eficácia e também o incômodo causado pelo som emitido pelo canhão.

Em outras ocasiões, Londrina já tentou lidar com o problema usando repelente biológico e até mesmo instalando aparelhos de som e utilizando armadilhas, iniciativas que acabaram não dando certo.

O Bosque Municipal de Londrina fica na área central da cidade, próximo a prédios históricos como a Catedral Metropolitana e a Biblioteca Municipal da cidade. O local chegou a ser reformado recentemente, mas a superpopulação de pombos permaneceu no local, gerando incômodos por conta da sujeira e fezes espalhadas em aparelhos de ginásticas, bancos e pelo chão.