Prefeitura de Tibagi alerta para os riscos dos animais peçonhentos nos meses mais quentes

Através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, uma campanha vai conscientizar os tibagianos sobre os riscos de acidentes que podem levar até mesmo a óbito

Ascom/PMT
escorpiao tibagi

Escorpião amarelo. Imagem ilustrativa (Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA)

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde via Coordenação de Controle de Zoonoses e da Defesa Civil, lança a campanha de conscientização e prevenção à animais peçonhentos.
“Nas estações mais quentes do ano, que vai de setembro a março, ocorre uma maior incidência de ataques de animais peçonhentos, devido ao período reprodutivo da maioria das espécies e maior circulação de pessoas nos ambientes externos”, relata Pedro Teider, Coordenador de Controle de Zoonoses.

Assim, é preciso uma atenção redobrada dos tibagianos nos casos de acidentes envolvendo estes animais. Em virtude da gravidade, esse agravo foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil pelo Ministério da Saúde.

Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de: serpentes; escorpiões; aranhas; lepidópteros (mariposas e suas larvas); himenópteros (abelhas, formigas e vespas); coleópteros (besouros); quilópodes (lacraias); peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas).

O que a população pode fazer para evitar a entrada desses bichos nas casas?

Orientações importantes em caso de acidente:

O mais importante é o atendimento médico com urgência!

Se por ventura a população encontre algum dos animal peçonhentos listados acima em sua residência, entrar em contato com a Defesa Civil pelos números: (42) 98830-6954 / 3275-2664 / 3275-2237 / 199.
Em caso de dúvidas, contatar o Controle de Zoonoses de Tibagi (42) 98811-2644 ou Centro de Controle de Envenenamentos 0800 410148.