A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, da Prefeitura de Curitiba (SMTE) e a Associação dos Servidores Municipais de Curitiba (ASMUC) querem estabelecer um plano de qualificação para os servidores públicos da capital. O assunto foi discutido entre o Secretário Municipal, Manassés Oliveira e o Presidente da ASMUC, Hamilton Anselmo da Silva, em reunião realizada na secretaria do trabalho.
A ASMUC e SMTE vão fazer um levantamento das demandas de capacitação e estabelecer um plano básico de trabalho. “Com a avaliação do perfil dos funcionários vamos poder direcionar cursos, em um primeiro momento, para as áreas com mais necessidade de qualificação”, afirmou Manassés.
Hamilton Anselmo, presidente do ASMUC, diz que o programa de qualificação deve atender os principais setores municipais. “Trabalhadores da área de saúde, educação, meio ambiente e segurança (guarda municipal) devem ter cursos de capacitação específicos para suas áreas”.
A SMTE vai elaborar uma minuta e nos próximos dias será firmado termo de convênio com a ASMUC. Atualmente a Prefeitura emprega aproximadamente 35 mil trabalhadores em Curitiba. Manassés defende que investir em qualificação profissional representa mais qualidade de vida para o servidor e melhor atendimento para a população.
Participaram também da reunião na Secretaria do Trabalho os diretores da ASMUC Luiz Antônio Camargo, Jair Teixeira e Nestor Teixeira, além do superintendente da SMTE Carlos Alexander Lorga e o diretor Altacir Camara Costa.
Atualmente, os servidores passam por um recadastramento, que pretende otimizar os trabalhos e oferecer maior transparência da administração pública.