00503045
Lançamento do Programa Adote uma Praça, na Praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde. Curitiba, 02/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O Programa Adote uma Praça incentiva empresas e moradores a cuidarem de espaços públicos de Curitiba. Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Curitiba lançou o site Adote uma Praça, que deixa o processo 100% digital.

A partir de agora, as empresas, sociedade civil organizada, condomínios, associações de moradores e pessoas físicas que têm interesse em adotar uma praça ou outro logradouro público em Curitiba terão um caminho mais ágil e moderno.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel durante a assinatura do protocolo de intenções para melhorias na Praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde.

O Instituto Weefor vai adotar a praça no Água Verde e outras quatro na cidade, com um investimento total de R$ 1,5 milhão.

“O programa Adote uma Praça agora já está valendo e ficou menos burocrático, mais ágil, para uma empresa, pessoa física ou jurídica adotar uma praça em Curitiba. No site Adote uma Praça tem 1.104 praças georreferenciadas que é possível escolher”, explicou o prefeito Eduardo Pimentel.

Durante o lançamento, Pimentel também explicou que as empresas vão poder colocar sua marca para ter publicidade nos locais públicos.

“Isso é moderno, é inovador, isso é administrar com a sociedade civil em conjunto e é claro, todo investimento nas praças passa pelo projeto aprovado na Prefeitura, seguindo critérios técnicos. Em parcerias assim, entre o poder público e o setor privado, quem sai ganhando é a população”, definiu o prefeito.

Como vai funcionar
Com o site, ficará mais fácil e ágil o processo para a sociedade civil organizada e empresas ajudarem nos cuidados e na manutenção dos espaços públicos da cidade. Tudo poderá ser feito de forma digital pelo site Adote uma Praça.

Desde 2005, o Programa de Adoção de Logradouros Públicos existe em Curitiba e foi criado pela Lei Municipal 11.642. O programa convida empresas e cidadãos a fazerem a diferença, cuidando de praças e espaços públicos em parceria com a Prefeitura.

Agora em 2025, todo esse processo será 100% digital, rápido e direto pelo site Adote uma Praça.

Site

No site Adote uma Praça tem todo o passo a passo para a pessoa ou empresa adotar um logradouro público em Curitiba. As empresas que adotarem poderão colocar sua marca com placas personalizadas, seguindo o manual que está no site, e fazer a publicidade da empresa.

Pelo site existe um mapa com os locais públicos que podem ser adotados em Curitiba. Depois de escolher, é preciso preencher um formulário no próprio site. Também é possível sugerir obras de revitalização. Nessa modalidade, o projeto é analisado pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para ser aprovado.

Depois dos documentos preenchidos e aprovados, é assinado um termo de compromisso para a doação da praça ou outro logradouro público.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, afirmou que toda a cidade vai ganhar com o novo programa. “Este trabalho vai ser intensificado com o programa Adote Uma Praça. Com o site será fácil acessar todas as informações necessárias para adotar uma praça ou outro logradouro público”, disse Marilza.

Espaços já adotados

Curitiba já tem praças e largos que foram adotados pela iniciativa privada e sociedade civil organizada. No site Adote uma Praça há exemplos do antes e depois desses locais. Fotos mostram como ficaram o Jardinete Erailto Thiele, no bairro São Lourenço, adotado pela OAB Paraná; o Largo Erasmo de Rotterdam, no Ahú, adotada pelo escritório Gaia Silva Gaede Advogados; e o Jardinete Ervin Ofner, no São Lourenço, adotado pela OAB Paraná, entre outros exemplos.