cesar lattes
César Lattes foi indicado ao Prêmio Nobel por sete anos consecutivos, de 1950 a 1956 (Foto: Arquivo/USP)

A Tribuna Livre desta quarta-feira (29) na Câmara de Curitiba será dedicada à memória do físico César Lattes. Natural da capital paranaense, ele fez parte da equipe de cientistas que descobriu a partícula subatômica méson pi, cujo trabalho deu o Prêmio Nobel de Física em 1950 a Cecil Frank Powell. Por convite de Tito Zeglin (MDB), a palestra será realizada pelo professor Jorge Samy Manika, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (076.00010.2024). Com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Diferente de hoje em dia, a tradição da época era dar o Prêmio Nobel em Física somente ao líder do grupo de pesquisa, o que ainda gera a “sensação” que o Brasil ganhou com Lattes o mais renomado prêmio científico internacional, mas ele não consta na relação oficial da Academia Real das Ciências da Suécia. Lattes foi indicado ao Prêmio Nobel por sete anos consecutivos, de 1950 a 1956, registrou a Universidade de São Paulo (USP) em reportagem sobre a carreira do cientista brasileiro.

Importante para a organização da comunidade acadêmica no país, Lattes disse, em carta ao físico José Leite Lopes, “prefiro ajudar a construir a ciência no Brasil do que ganhar um Nobel”. Fundamental para a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o mais importante sistema de referência acadêmica do país foi denominada em sua homenagem em 1999 — a Plataforma Lattes. O cientista faleceu em 2005, aos 80 anos de idade, após ter lecionado na USP, na UFRJ e na Unicamp.

Tribunas Livres acontecem às quartas-feiras na Câmara de Curitiba
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.