Homem é preso por extorsão na Grande Curitiba e outro suspeito está foragido

Editada por Ana Ehlert
foragido por extorsao

Suspeito de extorsão está foragido. (PCPR)

Um homem, 25 anos, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta sexta, 4, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além da prisão, foi divulgada a foto de um homem, de 25 anos, foragido. Ambos são investigados pelo crime de extorsão majorada.

Leia mais:

O crime aconteceu no dia 14 de maio deste ano, no bairro Cruzeiro, em São José dos Pinhais. A ação também resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, os indivíduos utilizaram armas de fogo para ameaçar e extorquir três vítimas. 

Dívida do tráfico motivou extorsão

Conforme o delegado da PCPR Thiago Mendes, o crime foi motivado por uma dívida de tráfico de drogas contraída pelo filho de uma das vítimas. 

“Os investigados exigiram transferência de valores por meio de áudios com ameaças graves, estabelecendo prazos curtos para o pagamento, sob pena de matar o usuário de drogas”,

completou. 

Foi constatado que o suspeito preso se encontrava em liberdade provisória, com condenação anterior por roubo e atualmente respondendo a processo por homicídio qualificado. 

O segundo envolvido encontra-se foragido, em local incerto e não sabido, e continua sendo procurado pela PCPR.

Crime de extorsão

O crime de extorsão majorada, previsto no artigo 158, §1º, do Código Penal, prevê pena máxima superior a 10 anos de reclusão, com aumento em razão do uso de arma de fogo e do concurso de agentes.

A PCPR segue com diligências para localizar o segundo investigado e reunir novos elementos probatórios.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na localização de foragidos da justiça e elucidação de crimes. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.