O tempo muda em todo o Paraná já a partir desta segunda, 15. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). E a chuva não demora a chegar. O prognóstico é para o início da tarde e a noite no extremo Sul do Estado. E partir dai, sobe em direção às outras regiões. Até esta terça., 16, chega de forma isolada ao Norte, onde os pluviômetros não registram uma gota de água há pelo menos 26 dias.
Leia mais :
- Semana começa com “rodízio” do tempo no Paraná; veja mapas da previsão
- Metade Sul do Paraná tem previsão para chuva e alerta amarelo nesta segunda
- Setembro seco acende alerta para os incêndios ambientais no Paraná
O aumento da instabilidade no Paraná entre a tarde e a noite desta segunda, 15, leva chuva para as cidades que fazem divisa com Santa Catarina, para o Sudoeste e o Centro Sul, com possibilidade de tempestades. “As áreas de chuva se formam em função da circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, devido ao avanço de áreas de instabilidade do Paraguai e do Norte da Argentina”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar. No Noroeste e no Norte, o sol predomina e as temperaturas ultrapassam os 33°C.
Chuva se espalha na terça no Paraná
Na terça-feira (16) a chuva se espalha pelo estado e podem ocorrer pancadas isoladas em vários momentos do dia, sendo mais fortes nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Em toda a região Leste as temperaturas não devem ultrapassar os 23°C. Na faixa norte há possibilidade de chuva isolada, ou seja, atingirá apenas algumas cidades, e as temperaturas continuarão altas, acima de 30°C.
Alívio da seca após quase 50 dias sem chuva
A chuva trará alívio nas cidades em que chegar: Londrina e Santo Antônio da Platina, por exemplo, estão há 26 dias sem chuva. Em Cambará a situação é ainda mais grave: já se passaram 49 dias desde a última chuva acima de 1 mm, que foi em 28 de julho, quando choveu um acumulado de 16,2 mm. Nos dias 8, 20 e 26 de agosto a cidade registrou uma garoa muito fraca, que acumulou apenas 0,2 mm no pluviômetro da estação meteorológica.
Outras cidades da faixa norte também registraram menos de 1mm nos pluviômetros nos 15 dias que já se passaram em setembro: Apucarana e Pato Branco (0,4 mm), Jaguariaíva e Paranavaí (0,2 mm).
Saiba como ficará a semana e quando a chuva vai embora
Mas a chuva durará pouco. Na quarta (17) e quinta-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todo o estado. Com o predomínio do sol, as temperaturas na quinta podem chegar aos 35°C no Norte e no Noroeste.
Já no Leste, por conta da nebulosidade nos dois dias, há possibilidade de garoa principalmente nas regiões de serra e as temperaturas terão pouca variação.
Na sexta-feira (19), o cenário muda novamente. “Volta a esquentar bastante, e o tempo quente somado à umidade traz chance de chuva nos setores mais ao Sul, próximo à Santa Catarina, inclusive novamente com possibilidade de tempestades”, detalha Braun.