A primavera, esperada por todos que amam o calor e o colorido das flores, chega oficialmente às 15h19, desta segunda, 22. As viradas do tempo, comuns a estação, já começam na tarde deste domingo, 21, com chuvas no fim do dia em praticamente todo o Paraná.
Leia mais:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem quatro alertas meteorológicos ativos para o Estado. Vendavais, chuvas intensas, com vento e tempestades pode fechar o inverno deste ano.
O de maior grau de perigo, o alerta vermelho, é para o grande acumulado de chuva, previsto para a região Oeste, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná, principalmente nos municípios na divisa com Santa Catarina.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já emitiu um prognóstico de como deve ser a primavera de 2025. Ondas de grandes períodos sem chuva intercalados por fortes temporais devem ser a marca da estação deste ano.
Neste domingo, 21, segundo o Simepar, teremos o avanço de uma frente fria bem organizada pelo Paraná. Nestas condições, o risco de tempestades é bem elevado em todas as regiões.
Além de chuva, raios e ventos fortes, há possibilidade também para ocorrência de granizo. As precipitações mais expressivas ocorrem inicialmente entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, mas se espalham para os demais setores do estado ao longo do dia.
Essas grandes mudanças ocorrem após recordes de temperaturas registrados neste sábado, 20. As temperaturas máximas registradas superaram os 30 °C em praticamente todo o estado, com exceções pontuais observadas em estações como Guaratuba e Palmas, onde os termômetros não ultrapassaram os 28 °C e Curitiba, com 29ºC
Pelo menos em quatro cidades, foram registrados recordes de calor: Campo Mourão (35 graus), Loanda (38,1 graus), Maringá (36,1) e Ubiratã (35,9 graus).
Principais características da primavera:
- Renovação da natureza: É a estação do florescimento das plantas, com o surgimento de novas folhas verdes e uma explosão de cores em parques, campos e jardins.
- Temperaturas em transição: As temperaturas sobem gradualmente em relação ao inverno, tornando-se mais amenas e agradáveis.
- Duração dos dias: Os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas, culminando em equinócios onde o dia e a noite têm a mesma duração.
- Aumento da umidade e chuvas: Em algumas regiões, a umidade do ar aumenta e podem ocorrer temporais, especialmente no final da tarde, indicando um acúmulo de calor e umidade.
- Comportamento animal: Muitos animais, que hibernaram durante o inverno, acordam e voltam à atividade na primavera.
- Impacto na agricultura: O retorno do calor e da umidade são essenciais para a agricultura, impulsionando o início do plantio das culturas de verão.