Paraná Nova estação

Primavera se anuncia e deixa Curitiba cada vez mais colorida e perfumada

Estação mais florida do ano começa só no fim do mês, mas transição do inverno para a primavera já começou

Rodolfo Luis Kowalski
FLORES

Ipê-roxo na Rua Padre Germano Mayer: primavera se anuncia (Foto: Franklin de Freitas)

Os olhares mais atentos e os narizes mais sensíveis provavelmente já notaram. A primavera começou a se insinuar e a se anunciar, com suas flores desabrochando e perfumando Curitiba. Ipês (amarelos e roxos), jacarandás (flores roxas) e corticeiras (flores vermelhas) são algumas das espécies que já colorem os mais diversos cantos da cidade. Ao mesmo tempo, também começam a acontecer as famosas “chuvas de algodão”, com as painas que se soltam dos frutos da árvore Paineira. Numa outra esquina qualquer, o inebriante perfume de flor de laranjeira. Ainda é inverno, mas a primavera bate à porta.

Para os astrônomos, a nova e mais florida estação do ano se inicia só no dia 22 de setembro, uma segunda-feira, a partir das 15 horas e 19 minutos. A primavera meteorológica, no entanto, teve início na última segunda-feira (1º de setembro). Algo que também explica porque podemos notar características da nova estação se apresentando em pleno inverno, numa espécie de fase de transição.

Estações astronômicas e meteorológicas

O que acontece é que as estações se definem de duas maneiras. E embora ambas dividam o ano em primavera, verão, outono e inverno, as datas de início e término das estações são diferentes para cada um.

Uma delas são as estações astronômicas, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. Nelas, marca-se o início de cada estação por um equinócio (quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios) ou um solstício (momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios).

A outra são as estações meteorológicas ou climáticas, que marcam os períodos do ano em que a transição de uma estação para a outra já começa a se fazer sentir, mesmo que a mudança ainda não tenha acontecido de acordo com o calendário. Aqui, os ciclos anuais de temperatura é que importam.

Por isso a primavera meteorológica já começou, ainda que a primavera astronômica só chegue em mais algumas semanas.

Setembro mais quente e mais chuvoso no Paraná

No Paraná, a previsão é que setembro traga um tempo mais quente e também mais úmido. As massas de ar frio entram com menos intensidade no estado, enquanto as massas de ar quente predominam com mais frequência. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro de 2025 será muito característico com relação ao tempo: dias de calor seguidos de dias de chuva, com temperaturas mais amenas.

Historicamente, agosto é o mês mais seco do ano. Setembro, por outro lado, é marcado pelo retorno das chuvas. “Em setembro o vento começa a predominar da região amazônica para o Sul do País, transportando calor e umidade. Os sistemas precipitantes se formam geralmente no Paraguai, Norte da Argentina, e faixa oeste da região Sul. Dessa forma as massas de ar frio não chegam com tanta força e as massas de ar quente e úmido começam a predominar com mais frequência, por isso na segunda quinzena de setembro chove com mais frequência”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

O Climatempo, por sua vez, destaca a possibilidade de picos de calor intenso no oeste e no norte do Paraná. Nos primeiros sete a 10 dias do mês também há possibilidade de muita chuva, inclusive com risco de tempestade. Já a MetSul Meteorologia afirma que a perspectiva é de um mês com temperatura perto ou pouco acima da média histórica na região Sul, mas no Paraná são mais prováveis anomalias acima a muito acima da climatologia histórica.

Dias com céu claro e fim de semana com chuva na Capital

Para Curitiba, a previsão do Simepar é que os próximos dois dias (quarta e quinta-feira) sejam de céu claro. A temperatura também começa a subir, variando entre 13 (mínima) e 27ºC (máxima). Na quarta, o dia deve começar com presença de nuvens baixas e/ou nevoeiros, mas ao longo da manhã a nebulosidade se dissipa e o sol aparece.

Entre a tarde de quinta e a sexta-feira, no entanto, as coisas começam a mudar, com o avanço de um sistema frontal pelo Sul do Brasil. Na sexta, então, o céu curitibano já deve ficar carregado de nuvens. A temperatura também cai um pouco, variando entre 11 e 20ºC. Mas é no final de semana que o “bicho vai pegar” mesmo: muita chuva no sábado (15,3 mm) e mais um pouco no domingo (2,3 mm), com algumas pancadas. Além disso, a temperatura despenca: 9 a 13ºC no sábado; e 10 a 15ºC no domingo.

Ruas curitibanas começam a ganhar um florido e um colorido diferente (Foto: Franklin de Freitas)