
Mais de 200 mil moradores da região sudoeste de Curitiba — formada pelos tradicionais e vibrantes bairros do Boqueirão, Hauer, Xaxim e Alto Boqueirão — estão prestes a viver um momento que ficará marcado na história da comunidade. Eles são os convidados especiais da primeira sessão do programa Assembleia nos Bairros, que representa uma grande conquista para a população, e ocorrerá nesta quarta-feira (28), na sede da Administração Regional Boqueirão.
A programação inicia às 13 horas, com a oferta de serviços gratuitos, atividades culturais, esportivas e de lazer. Na sequência, a partir das 18 horas será realizada uma sessão com os deputados. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria inédita com a Prefeitura de Curitiba, representa uma oportunidade única para que a voz da população ecoe diretamente nos espaços de decisão. Para as mulheres ligadas a Associação Superação, que aguardam com expectativa por esse momento, a hora é perfeita para transformar ideias em ações, desejos em projetos, e participação em poder real.
“Precisamos de creches para nossas crianças e de moradias dignas para as famílias”, diz Cristina Casemiro Campos, coordenadora da entidade. Na Organização Não Governamental (ONG) são atendidas mensalmente centenas de mães. Cristina conhece bem a difícil realidade da região já que também preside a Associação de Moradores Santo Inácio de Loyola. Na ONG as mulheres encontram apoio, orientação nas mais diversas áreas e fazem cursos. Assim, se preparam para o mercado de trabalho ou aprendem uma atividade, garantindo renda para a família. A Superação representa mães – a maioria, chefes de família), que convivem com o desafio de proporcionar uma vida melhor aos filhos com alguma deficiência. Tanto no âmbito social quanto econômico.
Sonhando com a casa própria – Esse é o caso da Leiliane de Lima, mãe de dois meninos – o Henrique e o Josué. Há oito anos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), ela não consegue comprovar renda para ter acesso ao programa de habitação popular, e é obrigada a viver numa casa precária, sem água tratada, esgoto e luz. “Preciso de um lar seguro para os meus meninos”, frisa, enquanto aponta para os problemas de infiltração visíveis nas paredes dos pequenos cômodos da residência. Localizado perto do terminal de ônibus do Boqueirão, o terreno sofre constantes alagamentos. “Minha mãe comprou esse terreno, com muito sacrifício. Mas, eu não consigo recursos para construir uma casa digna, com água encanada”, lamenta.
Leiliane não pode trabalhar com carteira assinada porque precisa se dedicar integralmente aos cuidados do Henrique, diagnosticado com uma doença genética rara, a Síndrome de Prader-Willi (SPW). O jovem, com 24 anos, deixa transparecer tristeza no olhar, ao apontar as condições da moradia, ao lado da simpática cachorra caramelo “Cíntia”, adotada pela família. “Sou eu quem cuida dela”, se orgulha. Ele também não entende porque não pode ir para a escola, como o irmão Josué. “Nenhuma escola aceita o Henrique. Já fizemos inúmeras tentativas para encontrar um local especializado, onde ele possa se desenvolver”, desabafa a mãe. “Nós vamos lá (na Assembleia nos Bairros) para o Henrique cortar o cabelo”, fala a mãe, deixando o jovem feliz.
Palco de diálogo e mudanças – É também com a expectativa de ser ouvido, despertando a solidariedade daqueles que podem mudar a realidade de quem luta para ter acesso aos serviços básicos, que o aposentado Genivaldo de Oliveira, 74 anos, pretende participar das atividades desta quarta-feira (28) na Regional Boqueirão. “Precisamos de mais segurança. Não consigo ficar tranquilo quando vou visitar os filhos, viajamos para algum lugar ou mesmo quando saio para pagar uma conta, e não tem ninguém em casa”, relatou o ex-mecânico, que mora no Xaxim. Ele observou que só no bairro Boqueirão vivem mais de 68 mil habitantes, população maior do que a de muitos municípios paranaenses.
Quem também gostaria de ver mais investimentos em programas de segurança pública é o jovem cabeleireiro Jonatan Ribeiro. Ele reside no Hauer e trabalha num salão de beleza na região central da cidade. “Os ônibus vivem lotados, especialmente, naqueles momentos de pico. Tinha que ter um reforço. E, quem trabalha até tarde viaja sempre com preocupação. Já vi muitas ocorrências”, relatou. A mesma opinião tem a amiga Suelen de Assis. Ela é manicure e faz diariamente o trajeto entre a casa e o trabalho ao lado de Jonatan. “Moramos quase na mesma rua. Então, procuramos retornar juntos porque nos sentimos mais seguros”, explica ela. Eles planejavam marcar presença na sessão da Assembleia nos Bairros, que começa às 18 horas, porque entendem que os jovens devem ser protagonistas das mudanças.
Deputados querem estabelecer um novo canal diálogo com a população
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, afirma que objetivo da Assembleia nos Bairros é estabelecer um canal de diálogo permanente com a população, ouvindo as reivindicações dos cidadãos. “Em uma parceria inédita com a prefeitura, colocaremos a disposição da população do Boqueirão uma diversidade de serviços, informações e conhecimento. É o exercício pleno da cidadania “, ressaltou
Ele lembrou que os parlamentares já participam do projeto Assembleia Itinerante, que percorre cidades do interior do Paraná, levando o Parlamento para perto da população. “Agora a Assembleia quer ficar mais próxima dos curitibanos”, frisou. Conforme Curi, a escuta ativa dos moradores e lideranças locais tem gerado transformações reais nos municípios, com a implantação de obras, projetos de lei e ações que surgem diretamente dessas reuniões.
Opinião compartilhada pelos outros deputados: “Quando a gente leva a estrutura do Legislativo aos bairros de Curitiba, a gente mostra na prática que ouvir as pessoas não é discurso, é dever. E o que é falado nessas sessões não fica no papel, vira projeto, vira obra, vira ação de verdade”, acrescenta o deputado Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário da Alep.
“Com a ‘Assembleia nos Bairros’ ampliamos nosso foco para enxergar as necessidades reais da população, que muitas vezes não chegam aos gabinetes do Parlamento. Queremos ouvir e aprender para construir políticas públicas mais eficazes e que solucionem as demandas da população”, enfatiza a segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP).
“A Assembleia Itinerante vem se revelando uma ótima iniciativa, que leva as deputadas e deputados para mais perto de suas bases, colhendo e encaminhando demandas diretamente com a população”, afirma a deputada Márcia Hulçulak (PSD). “Além disso, em Curitiba, através do projeto Assembleia nos Bairros serão oferecidos mais de cem serviços, ajudando diretamente as pessoas. É um esforço da Casa que se traduz em cidadania mais plena”, acrescenta.
O Boqueirão é meu país – Um Parlamento cada vez mais próximo da população é um dos pontos enfatizados, igualmente, pelo deputado Goura (PDT). “É muito importante o trabalho de aproximação com os municípios (no caso da Assembleia Itinerante) e, especificamente, aqui, com essa primeira sessão dentro de Curitiba, no Boqueirão, agora com esse novo projeto”, disse. Ele entende que esses encontros servem para mostrar a necessidade de participação política, do envolvimento da população com temas que são debatidos na Assembleia: “Fala-se até de brincadeira ‘o Boqueirão é o meu país’, pela própria dimensão territorial, histórica e cultural da região, que merece toda a atenção do Poder Legislativo. Vamos estar acompanhando, ouvindo as demandas e fortalecendo essa aproximação com a população”, garantiu.
O deputado Paulo Gomes (PP) também está entusiasmado com o encontro. Segundo ele, “a Assembleia nos Bairros é muito mais que um evento, é um compromisso com as pessoas. É sair das quatro paredes do Parlamento e estar onde a vida acontece, ouvindo de perto quem realmente precisa ser ouvido”. “Essa aproximação é fundamental para que possamos transformar as demandas da população em leis, em ações concretas que melhorem a vida das famílias. O povo merece ser ouvido, respeitado e ter acesso a serviços que fazem a diferença no dia a dia”, destaca. “A Assembleia nos Bairros é uma excelente oportunidade para conversar com as pessoas e receber as reivindicações dos moradores da Regional Boqueirão. O homem público deve ir onde o povo está”, garante Ney Leprevost (União).
Dia de exercer a cidadania
A primeira sessão itinerante especial da Assembleia nos Bairros, reunindo deputados e os curitibanos, acontece hoje (28), com início marcado para as 18 horas, na sede da Administração Regional Boqueirão. Ali lideranças locais terão espaço para usar a palavra e apresentar suas demandas. Antes, durante toda a tarde, mais de 100 serviços gratuitos e atrações artísticas serão ofertados, a partir das 13 horas.
No local, os moradores terão acesso a serviços como encaminhamento para empregos, emissão do cartão de transporte, atendimentos básicos de saúde, vacinação, conscientização sobre cuidado com animais de estimação e orientação referente a programas sociais. O público terá ainda acesso a atendimentos da Defensoria Pública do Estado e a serviços do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) – com emissão e regularização do título de eleitor e mudança de domicílio.
Danças e muitas brincadeiras – O entretenimento promete animar essa primeira edição. Os participantes poderão assistir a shows musicais, de fanfarra e coral; participar de aulão de ritmos e de ginástica; presenciar apresentações de danças e ballet clássico, karatê e capoeira; e se divertir com brinquedos infláveis, jogos pedagógicos, entre outros. E não para por aí: quem comparecer ao local poderá cortar cabelo e receber atendimento de manicure, e até ganhar mudas de plantas.
Participe! É só chegar: a Administração Regional Boqueirão está localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Praça Nossa Senhora do Carmo – Terminal do Carmo.
A Assembleia nos Bairros vai ocorrer com periodicidade mensal, sempre às quartas-feiras. O objetivo é levar a Alep para as dez administrações regionais da Capital paranaense, abrangendo os 75 bairros, onde vivem 1.829.225 pessoas. Nos próximos meses, os deputados devem promover encontros com os moradores das regiões do Bairro Novo, chegando em seguida ao Boa Vista, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
Ao vivo na TV e YouTube – A sessão especial será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 18h, pelo canal 10.2 (TV aberta); canal 16 (Claro/NET); e YouTube do Legislativo.