Mariana Souza
Foto: Bruno Prado

O primeiro Festival de Pole Dance do estado, “Sexy September”, ocorre em Curitiba no dia 27 de setembro, em um sábado. O evento conta com em torno de 50 participantes e mais de 360 espectadores no Teatro Enio Carvalho, no bairro Centro Cívico.

O esporte tem ganhado tração no Paraná, contando com um crescimento de 45% no Paraná em 2024, segundo a Vortex*. O festival representa uma abertura para atletas de todo o estado.

Mariana Souza, atleta mundial e organizadora do Sexy September a partir do estúdio Gravitarte, explica que o objetivo do festival é incentivar de forma não competitiva a expressão artística dos participantes e quebrar tabus da sensualidade, a colocando em um local de arte. 

“Tivemos a necessidade de criar um espaço seguro para falar sobre a sensualidade e a experimentar no próprio corpo, esse encontro surgiu dentro da própria escola, mas surgiu a necessidade de expandir. Quando estamos livres de um olhar de julgamento e avaliação, conseguimos nos expressar muito mais e o céu se torna o limite da imaginação. Podemos dançar de maneira mais livre, mais leve”. 

A principal diferença entre um festival e um campeonato de pole dance é que o festival tem a intenção de exaltar e de ampliar o lado artístico dos participantes. 

“Não existem muitas regras, regulamentação ou coisas a serem cumpridas e obrigatoriamente apresentadas. A ideia não é mostrar habilidades e sim gerar um espaço de troca, de compartilhamento com o público, deixar o corpo fluir e falar”, ressalta Marina. 

Expressividade no Pole Dance 

Para participantes que buscam ainda mais expressão através da dança, a capital ganha uma marca de roupas para a prática de pole dance focada na performance artística. 

Bárbara Bioni, atleta e fundadora da Vortex, transformou sua vida e carreira após conhecer a modalidade. Além de desenvolver figurinos para espetáculos, campeonatos e festivais, a marca lança também uma nova coleção. 

“Na açúcar e champagne,  procuramos trazer a vida colorida, uma forma de tratá-la com amor e degustar de todas as sagradas emoções. Nossas roupas são sobre transformar lágrimas em ursos de gelatina e sentir como se, ao vestir Vortex, pudéssemos morder o pedaço mais doce do bolo. Para isso, trabalhamos com tecidos de primeira linha, com muito conforto no contato com a pele”, conta. 

SOBRE A VORTEX POLE DANCING –  O nome da marca representa a deusa do Pole Dance, criada para celebrar a fusão da força e arte. A marca disponibiliza 11 modelos da coleção Açúcar e Champagne, em 6 diferentes tamanhos. 

O dado é de uma pesquisa realizada pela Vortex em parceria com o studio Elô Alcântara. 

SERVIÇO:

Festival Sexy September

Data: 27 de setembro a partir das 15 horas

Local: Teatro Enio Carvalho

Ingressos: Disponíveis no Sympla