O leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no Paraná, será realizado no dia 22 de outubro, na B3, em São Paulo, com investimentos previstos de R$ 1 bilhão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Na mesma data, também serão leiloados terminais portuários no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Maceió.
Segundo o ministro, este será o primeiro leilão de canal de acesso de um porto público no país, que promete ampliar a capacidade operacional e a movimentação portuária. Paranaguá é atualmente o segundo maior porto do Brasil e da América Latina, atrás apenas de Santos.
O processo de licitação já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os critérios adotados servirão de modelo para outros portos, como Santos, Itajaí, Bahia e Rio Grande, que também terão leilões de canais de acesso ainda neste ano.
Capacidade para navios maiores
Atualmente, o Porto de Paranaguá recebe cerca de 2.600 navios por ano, com destaque para granéis sólidos, como soja e proteína animal. Com a concessão, o calado do canal será ampliado de 13,5 metros para 15,5 metros, permitindo a chegada de navios maiores e aumentando a capacidade de movimentação de cargas. Cada centímetro a mais na profundidade representa um acréscimo de 60 toneladas de carga por navio.
A concessão pode impulsionar emprego e renda nos municípios próximos. Segundo o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, a gestão adequada do canal coloca Paranaguá em um novo patamar no comércio internacional.