A princesa Kako, membro da família imperial japonesa, iniciou nesta quinta-feira (5) uma visita oficial ao Brasil. A convite do governo brasileiro, ela permanecerá no Brasil por dez dias.
Durante sua estadia, vai visitar nove cidades brasileiras, sendo quatro no Paraná: Maringá, Rolândia, Londrina e Foz do Iguaçu. Com informações da Agência Brasil.
A visita faz parte das parte das celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão.
Na quinta, a princesa, que é sobrinha do atual imperador Naruhito, visitou o Pavilhão Japonês e o monumento em homenagem aos pioneiros da imigração japonesa falecidos, localizados no Parque Ibirapuera.
Em 1967, o pavilhão Japonês foi visitado pelo então casal de príncipes herdeiros Akihito e Michiko, avós da princesa Kako. Já em 2015 foram os pais da princesa, Fuminito e Kiko, que estiveram no local e plantaram ali um ipê branco.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil pessoas. Já a comunidade nipodescendente ou nikkei no Brasil é formada por mais de dois milhões de pessoas, o que representa a maior população de origem nipônica no mundo fora do Japão.
No Paraná
Pela agenda da princesa, ela estará no Paraná em quatro dias, entre 8 e 15 de junho. Em Maringá (8 de junho), Rolândia e Londrina (9 de junho) e Foz do Iguaçu (14 e 15 de junho).