Problemas na Receita Federal impedem Prefeitura de emitir CNPJ

SMCS

Uma interferência que afetou o sistema de informática da Receita Federal está impossibilitando a Prefeitura de Curitiba de processar solicitações do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e alvarás, desde o dia 27 de setembro. O ataque afetou o programa gerador de documentos do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que é utilizado para encaminhar inscrições, alterações e baixas do CNPJ.

Devido ao grande número de solicitações de CNPJ, indevidamente encaminhadas, houve sobrecarregamento do sistema, inviabilizando o fluxo de atendimento dos contribuintes pelo Cadastro Sincronizado de Curitiba. No Município, em virtude da implantação do Cadastro Sincronizado, em 2007, são também emitidos, por meio deste programa, alvarás de localização e funcionamento.

Desde 4 de outubro, a Receita Federal  está tomando medidas para impedir novos ataques, que  gerem ainda mais solicitações inválidas. Por outro lado, todas as solicitações válidas também ficaram comprometidas, dado ao grande número de solicitações geradas pelo ataque robô.

A Prefeitura está trabalhando para normalizar atendimento das solicitações já encaminhadas e pede a compreensão dos contribuintes, enquanto problema persistir.