procissao1
Procissão reúne milhares de pessoas (Foto: Luis Pedruco)

A procissão de Corpus Christi de Curitiba, uma das maiores do País, leva uma multidão para a Avenida Cândido de Abreu nesta quinta-feira (19). A procissão percorre o trecho entre a Catedral e a praça Nossa Senhora da Luz, sobre o tapete confeccionado pelos fiéis. A celebração tem mais de três séculos em Curitiba.

Veja fotos de Luis Pedruco:

A procissão começou às 16h15 e passou pelo caminho de dois quilômetros entre a Catedral, no Centro, e a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Neste trecho, o asfalto foi coberto por 128 tapetes feitos pelos fieis com serragem colorida, areia e pedras tingidas e que reproduzem arte sacra.

O processo de confecção de um tapete de Corpus Christi começou bem antes, nas primeiras horas da manhã.

Ao fim da procissão, um missa e show com o padre Reginaldo Manzotti acontece na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu.

Procissão é tradição de mais de três séculos

Em Curitiba, a data religiosa tem forte tradição, sendo realizada há mais de três séculos de forma ininterrupta, tendo início precisamente no ano de 1.721. Para este ano, eram esperados mais de 120 mil fiéis para a celebração.

A celebração de Corpus Christi é uma das festas mais expressivas do calendário católico. A data foi instituída pelo papa Urbano IV, numa bula publicada no dia 8 de setembro de 1264.

O papa agiu inspirado por visões místicas da freira Juliana de Cornillon, da Bélgica, e por um suposto milagre eucarístico ocorrido em Bolsenana Itália. A festa foi pensada para afirmar publicamente a crença central da fé católica: a presença real de Cristo na Eucaristia.