Documentário-Megg-Rayara-frame-1-UFPR-Larissa-Nepomuceno
Megg Rayara (Foto: Reprodução/UFPR)

Megg Rayara Gomes de Oliveira, pró-reitora de de Ações Afirmativas e Equidade e docente do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), caiu de um carro alegórico enquanto se apresentava no desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti. O acidente ocorreu na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (4).

A professora foi uma das personalidades do último carro alegórico da escola, de onde caiu, sofrendo fratura em uma das pernas. Desde então está internada no Hospital Municipal Souza Aguiar. Passou por exames pré-operatórios nesta quarta-feira (5) e a cirurgia para correção da fratura deve ocorrer até sexta-feira (7).

Colegas da UFPR, amigos e militantes de movimentos sociais estão amparando a docente durante a internação. A comunidade universitária deseja que a professora Megg se recupere prontamente.

Quem é Megg

Megg Rayar foi a primeira travesti negra a concluir doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a se tornar professora na instituição. Com uma trajetória de fortalecimento do combate à homofobia dentro do meio acadêmico, atualmente Megg é professora da UFPR e uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da universidade, dedicando-se à pesquisa das relações raciais, da arte africana, da arte afro-brasileira, de gênero e diversidade sexual. Em 2020, ela recebeu título de Cidadã Honorária de Curitiba.