APP/divulgação – Com acordo

Os trabalhadores da educação vão participar da Assembleia Estadual Extraordinária que será realizada no sábado (25). O objetivo do encontro é debater pautas financeiras não cumpridas pelo governo e decidir as estratégias para barrar a aprovação do projeto que o governo Ratinho Jr vai enviar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para privatizar a gestão de 200 escolas da rede pública estadual.

A proposta institui o programa Parceiro da Escola para repassar a empresas privadas, a partir de 2025, a gestão administrativa e financeira de cerca de 200 colégios estaduais com baixo IDEB e em áreas de vulnerabilidade social.

Para a APP-Sindicato, a proposta “representa a privatização e o fim da escola pública”. Algumas das consequências, verificadas em duas escolas que já foram privatizadas, a Anibal Khury Neto de Curitiba e Anita Canet de São José dos Pinhais, são que professores PSS terão seus contratos rescindidos e perderão o emprego.

Além disso, ainda de acordo com a APP, os novos professores contratados pela CLT poderão ser demitidos a qualquer momento, pelos mais diversos motivos. “Por mais precário que seja o contrato PSS, há uma garantia de contrato por um ou dois anos, o que não ocorrerá pela contratação CLT”, relata a APP. Os professores também não terão garantia de hora-atividade e cumprirão carga horária cheia.

Em matéria publicada no último dia 21 de maio no site da Alep, foi informado que os professores efetivos continuarão nas escolas normalmente, mas, caso não queiram fazer parte do novo modelo, poderão solicitar a transferência para outra instituição da rede estadual. Já docentes e funcionários temporários serão contratados pelas empresas parceiras via CLT e receberão os mesmos salários pagos aos profissionais concursados.

Reunião

De acordo com a APP-Sindicato, podem participar desta assembleia sindicalizados(as) e não sindicalizados(as). Para tanto, os educadores devem entrar no site da APP, ir em  Minha Sindicalização, preencher Meu cadastro e depois seguir para Inscrições. No dia da Assembleia, será enviado o link da videoconferência no e-mail cadastrado. O encontro acontecerá por videoconferência, com primeira convocação às 14h e segunda convocação às 14h30.