A Secretaria de Estado da Educação do Paraná anunciou que 250 professores da rede estadual terão a oportunidade de participar de um intercâmbio no Canadá ainda em 2025.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação, Roni Miranda, durante a cerimônia de nomeação de 988 novos docentes efetivos.
A expectativa é de que o edital com as informações completas, incluindo critérios para participação e seleção dos intercambistas, seja publicado neste semestre pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), no site oficial do programa.
“Depois de 99 professores intercambistas na primeira edição, em 2023, neste ano o Governo do Estado vai levar mais 250 professores para passar três semanas no Canadá, que é um país que se destaca pela qualidade da educação, metodologia e ensino forte, currículo aplicado na formação dos docentes”, disse o secretário, destacando ainda que os novos professores efetivos também poderão se candidatar.
O Canadá foi escolhido pela classificação no Program for International Student Assessment (PISA), que é considerado o principal indicador de qualidade educacional internacional.
O Ganhando o Mundo Professor teve sua primeira edição em 2023, com a participação de 99 docentes da rede pública, que foram enviados à Finlândia e ao Canadá. Durante o intercâmbio, os profissionais participaram de cursos de formação continuada com foco em temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por competências, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva e orientação pedagógica, além de conhecerem o funcionamento dos sistemas educacionais locais.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à internacionalização da educação pública e à valorização dos profissionais da rede. Desde a criação do programa Ganhando o Mundo, em 2022, mais de 2.500 estudantes, professores e diretores já foram beneficiados. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.
Também nesta segunda-feira, mais 99 estudantes selecionados pelo Ganhando o Mundo embarcaram no aeroporto Afonso Pensa com destino à Austrália. Eles permanecerão por cinco meses morando com famílias anfitriãs e frequentando escolas públicas do país da Oceania.
Para 2026, o Governo do Estado prepara a maior edição do programa, com previsão de 2 mil vagas de intercâmbio estudantil para países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Na semana passada, a Seed divulgou a lista com os primeiros estudantes classificados.