Cerca de 12 mil famílias em mais de 300 municípios do Paraná já se beneficiaram do programa Caixa D’Água Boa, que consiste na entrega às famílias de kits de materiais e orientação para a instalação da caixa, além do repasse de recurso financeiro para despesas com o serviço. E em 2025, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) irão lançar a 8ª fase do programa, que conta com o esforço integrado das prefeituras viabilizar a seleção e o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade.
- Iniciadas em março de 2024, obras em importante avenida de Curitiba terminam em fevereiro
- Tendas da Saúde funcionarão 24 horas para atender casos de viroses no Litoral do Paraná
O Caixa d’Água Boa foi criado como forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando o acesso à água tratada, especialmente em situações eventuais de interrupção temporária do abastecimento público. A iniciativa conta com o esforço integrado das prefeituras para a seleção e o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade. A seleção das famílias é feita por órgãos municipais de assistência social ou de habitação popular.
“O objetivo maior deste programa é o de que todos tenham acesso a água tratada para garantir alimentação e higiene pessoal por 24 horas”, explica o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Ele lembra que os reservatórios domiciliares servem para eventuais paradas no abastecimento público, seja para uma manutenção programada ou em uma situação de emergência.
“Trabalhamos para que a água não falte nas torneiras, mas há situações de queda de energia, queima de bombas ou rompimentos de tubulações que nos obrigam a parar a distribuição. Nestes momentos, a caixa é essencial”, destaca.
Ele lembra que também é preciso parar o abastecimento, muitas vezes, para adaptações ou interligações de novos equipamentos, por ocasião de obras de ampliação do sistema. “Por isso, a caixa de água é um bem necessário”, ressalta Bley.
SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO
As famílias beneficiadas pelo Caixa D’Água Boa são cadastradas em programas sociais, selecionadas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou por órgãos responsáveis pela promoção de habitação popular nos municípios.
Antes das entregas dos kits, são realizadas reuniões comunitárias para que técnicos da Sanepar orientem a forma correta e mais segura de instalar a caixa. As famílias recebem um kit completo para realizar a instalação e cada uma decide se contratará um profissional ou se o serviço será feito por um morador do imóvel.
BENEFICIADOS
No Norte do Estado, técnicos da Sanepar e profissionais da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) trabalham juntos há meses na seleção e orientação das cerca de 200 famílias aptas a receber os kits e recursos para a instalação da caixa d’água.
A dona de casa Leila Rodrigues da Silva foi uma das pessoas que recebeu o kit. Ela estava aguardando o caminhão com o material na porta de casa, havia participado do processo seletivo e das reuniões de orientações técnicas do programa ano passado. “Eu fiz um cadastro, eles falaram que eu ia ser contemplada e chegou”, comemora.
Dona Leila mora na região que será atendida pelo novo Centro de Reservação Noroeste, obra em fase de conclusão e testes operacionais. Diante das paradas no abastecimento necessárias para as interligações desta obra e de paradas emergências, ela e o marido ficavam sem reservação alguma. “Não tinha água. Não tinha como tomar banho quando chegava do serviço. Então, pra mim é muito importante ter a caixa de água”, afirma.