O projeto Arte da Paz, realizado pelo Instituto de Defesa dos Direitos Humanos – IDDEHA e patrocinado pela Petrobrás, reiniciou nesta segunda-feira, 05/03, as atividades em Curitiba e Piraquara, nesta etapa participam do projeto 180 adolescentes de três escolas, Escola Estadual Romário Martins em Piraquara, Escola Estadual Pilar Maturana – Bairro Alto e Centro Social N. Sra. da Luz dos Pinhais – V. N. Sra da Luz – CIC.

O projeto trabalha com jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos, moradores da periferia de Curitiba e Região Metropolitana, com renda familiar de até três salários mínimos. Seu objetivo principal é a promoção da educação através da arte, da reflexão e construção de comportamentos e atitudes construtivas, tendo a cultura Hip Hop como tema gerador, buscando dessa forma contribuir para a redução da violência urbana.

Oficinas técnicas da cultura Hip Hop (dança Break, arte Grafitti, música MC e DJ), Oficinas de Cidadania e Direitos Humanos, Encontros Jovens de Cultura Urbana, Encontros com as famílias, campanhas educativas são, entre outras, algumas das principais atividades desenvolvidas durante três meses em cada comunidade.

Neste ano as oficinas de Cidadania e comunicação tiveram várias reformulações, os temas relacionados à cidadania e direitos humanos serão desenvolvidos através de atividades práticas na comunidade e serão produzidos jornais, um programa de rádio e uma peça de teatro, que visam estimular o contato dos alunos com a comunicação e a construção da notícia, chamando a atenção para o que acontece nas suas comunidades.

O projeto, que incentiva os jovens a atuar na vida pública, em seus quatro anos já atendeu mais de 1.600 jovens e adolescentes nas oficinas de formação, ao todo já foram cerca de 160 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente no Arte da Paz, entre alunos, familiares e comunidade.