O projeto “As Atitudes de Hoje Transformam o Amanhã”, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão e Celulose do Paraná (Sinpacel) em parceria com a Embrart Embalagens Inteligentes e o Grupo KWM, apresentou os resultados da mobilização iniciada em fevereiro de 2024. Até agosto de 2025, mais de 30 toneladas de papel foram arrecadadas em escolas, instituições do terceiro setor, empresas, associações de catadores e pontos de coleta disponibilizados pela Rede Condor. A iniciativa conta também com o apoio da Mili e da Technocoat.
Impactos ambientais já alcançados
- Economia de 2,96 milhões de litros de água;
- Redução de 65 mil kWh de energia elétrica;
- Redução de 49 toneladas de CO₂ na atmosfera — equivalente à retirada de 255 carros de circulação;
- Preservação de 326 árvores;
- Produção de 25,2 toneladas de papel reciclado.
Para a coordenadora do projeto, a engenheira ambiental e sanitarista Clauciane Dias de Lima, a ação vai além da reciclagem:
— O projeto integra educação, mobilização social e economia circular, contando com empresas comprometidas com a sustentabilidade. É um modelo replicável, capaz de gerar mudanças concretas e fortalecer a colaboração em prol do meio ambiente — afirma.
Economia circular e retorno social
O papel coletado é reciclado pela KWM e transformado em itens como papel toalha e papel higiênico, que retornam às escolas e cooperativas de catadores.
— Esses produtos se tornam mais do que simples materiais de higiene: representam incentivo ao conhecimento e à conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente — explica o engenheiro ambiental Leon Miecoanski, da KWM.
Do valor obtido com a comercialização do material, 70% são destinados às instituições participantes e 30% às associações de catadores. Com apoio das empresas parceiras, as associações receberam mais de 100% da receita gerada, ampliando a renda e valorizando o trabalho dos profissionais de reciclagem.
Entregas e doações
Devido ao volume arrecadado, as entregas serão feitas trimestralmente à Associação Reciclar (Araucária) e à Associação Corbélia (CIC, Curitiba). As entidades receberão, durante um ano, papel higiênico e papel toalha da linha Equilíbrio (Mili Professional), além de papel higiênico doméstico e absorventes íntimos destinados às famílias dos associados.
Outro resultado do projeto é a doação de 10 coletores exclusivos para papel a cada tonelada arrecadada. Até agora, 300 coletores foram distribuídos em escolas, promovendo salas de aula mais sustentáveis e impactando diretamente milhares de estudantes.
Educação ambiental e engajamento
A iniciativa também investe em palestras, visitas técnicas e atividades lúdicas voltadas a alunos, professores, famílias e comunidades, incentivando novos hábitos de consumo e descarte consciente.
— Os resultados têm sido extremamente gratificantes, tanto no aspecto ambiental, com a redução de emissões e do consumo de água e energia, quanto no educacional, ao estimular novos hábitos e ampliar a conscientização — reforça Clauciane.
A divulgação dos resultados ocorreu em Araucária (PR), com a presença de autoridades, parceiros e representantes das instituições beneficiadas. O evento incluiu uma visita guiada à KWM para mostrar como o papel arrecadado é reciclado e retorna à sociedade como novos produtos.