00444684
(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Com a temporada do pinhão em alta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba volta a lançar o projeto Pinhão Curitibano agora em 2024. A ideia é incentivar os moradores da cidade a levarem as sementes de araucárias, os famosos pinhões, para as Administrações Regionais de Curitiba.

Depois de recolhidas, essas sementes serão enviadas para o Horto Municipal da Barreirinha onde serão cultivadas e depois retornarão para os próprios moradores em mudas de araucárias que serão distribuídas gratuitamente dentro do Plantio Comunitário do programa 100 mil árvores para Curitiba.

O projeto Pinhão Curitibano foi lançado em 2022. “O principal objetivo do projeto é aumentar a variabilidade genética das araucárias dentro do município de Curitiba, para que sempre tenhamos araucárias fortes na nossa cidade”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

Os moradores devem levar as sementes de pinhão diretamente nas salas onde ficam os administradores Regionais da cidade, nas Ruas da Cidadania. 

Com a participação da população, explica Roloff, é possível coletar pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, completou o diretor.